A vermiculita é um substrato ou condicionador com diversas utilidades. Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo.
Aplicação direta em solos compactados, adicionando-se de 10% a 50% em volume. A VERMICULITA EXPANDIDA favorece a aeração e permite que o solo fique solto; em solos arenosos, aumenta a retenção de água.
Vermiculita Terra Mater, 12kg - 100 Litros, Gramatura: FINA....Vermiculita - Fina - 100 Litros.
1 Receitas de substratos para plantar suculentas um para um
Preparo do local O substrato ideal para plantar cactos orgânicos é a composição de terra adubada, areia e pedriscos, na proporção de 2:2:2.
O substrato e a terra são compostos complementares. O ideal é sempre misturar a terra com o correto substrato para o plantio. Assim, você obterá uma mistura completa ideal para o sadio desenvolvimento de cada uma de suas plantas.
O substrato, ou composto orgânico, é, grosso modo, a mistura de matéria orgânica e terra com o intuito de nutrir o solo onde será depositado a planta. ... Já a terra vegetal é a mistura de terra in natura com restos de plantas decompostos, como folhas, caules, cascas e xaxim.
O substrato tem que ajudar a planta, não atrapalhar Planta de folha grande, larga e fina, quase sempre as folhagens verdes, precisa de substrato mais úmido, enquanto planta que tem algum gordinho (nas folhas, no caule, no tronco, nas raízes) sempre vai preferir substrato mais seco.
Preparação da terra Escolha uma área de terra livre de pesticidas para que você possa preparar o substrato. Primeiramente, é preciso soltar bem a terra e regar completamente. Depois, com o auxílio de um plástico, cubra a terra. Coloque algumas pedras sobre o plástico para fazer peso.
Preparando o substrato A composição deve ser de 2/3 de adubo orgânico para terra. Deixe o solo um pouco úmido, mas nunca encharcado. As sementes podem fungar facilmente com substratos ou solos com excesso de água. Para testar, aperte o solo na mão.
O solo para a maioria das frutíferas cultivadas em vaso deve ser constituído com uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). Há variedades com necessidades específicas e é importante fornecer o solo adequado para cada cultivo.
Substrato e adubação – o antúrio pode ser plantado diretamente no solo ou em vasos e floreiras. Recomenda-se uma mistura equilibrada entre solo in natura e terra vegetal de boa qualidade que pode ser encontrada até em supermercados para que as necessidades nutricionais da flor sejam supridas.
Solo ideal para cuidar de Antúrios Não é qualquer terra que deve ser utilizada no cultivo, ela tem que ter muito boa qualidade, com bastante matéria orgânica e ser porosa.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Isso inclui:
Quando o antúrio interno não floresce, uma das razões para isso é a falta de nutrientes. Um frouxo, consistindo de fragmentos bastante grandes de terra para o antúrio, nem sempre pode fornecer todos os elementos vitais para o crescimento, desenvolvimento e floração da colheita.
Para uma folhagem bonita, mantenha a terra úmida na primavera e no verão, diminuindo as regas no inverno. Nos dias de calor intenso, borrife água morna nas folhas e deixe o vaso em cima de um prato cheio de pedras molhadas. Adube a cada quinze dias) e replante a cada quatro anos.
Por ser uma planta tropical, o antúrio gosta de muita umidade! Por isso, a rega deve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Espalhe substrato pra mudas (Carol Costa usa da marca All Garden) e, uma dica valiosa: misture vermiculita, o que garantirá mais umidade pro antúrio. Solte a planta do vaso antigo e, gentilmente, separe as raízes. Essa é a hora de fazer mudas! Dá pra separar a touceira e escolher partes que tenham raízes.