A remuneração por competência é uma forma de garantir que o funcionário receba um incentivo pelos serviços prestados. Ou seja, este processo pode ocorrer em alguns períodos definidos pela empresa. Existem situações que pode ocorrer semanalmente, trimestral ou mensalmente.
Como funciona esse tipo de pagamento? Quem opta pela remuneração por competência está buscando a qualificação do seu pessoal interno. Isso significa que a empresa compreendeu a necessidade de uma equipe de alta performance para a entrega de resultados cada vez melhores para os seus clientes.
A remuneração por competências ou habilidades tem por finalidade motivar os profissionais a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, quebrar paradigmas tradicionais de hierarquia e remunerar por suas características pessoais, ou seja, aquelas que se aplicam no seu trabalho.
Constata-se que atualmente, a remuneração por competência é uma forma de remuneração relacionada com o grau de informação e o nível de capacitação de cada funcionário. O foco principal passa a ser a pessoa e não mais o cargo.
As organizações que estruturam um sistema de remuneração por competências busca estimular e reter talentos, estimular a especialização e obtenção de conhecimento por parte dos seus colaboradores e aumentar a produtividade e qualidade dos processos organizacionais.
Refere-se ao salário, ou seja, ao pagamento pelos serviços que o funcionário realizou para empresa. ... A Remuneração por competência, consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem para depois ao cargo.
As recompensas financeiras podem ser ainda, diretas e indiretas. ... Já as recompensas não-financeiras, são compostas pelo orgulho, auto-estima, reconhecimento, segurança no emprego etc., e estão ligadas a satisfação dos funcionários com o sistema de remuneração.
As recompensas financeiras consistem, basicamente, em pagamentos que são feitos para os profissionais de uma organização, como o salário, bônus, comissão, benefícios monetários etc.
De modo geral, esses tipos de premiações ou incentivos são mais comuns em multinacionais e tem o objetivo de incentivar o bom desempenho das equipes, além de inspirar outros colaboradores a darem boas ideias e saírem de sua zona de conforto. ...
A recompensa financeira direta consiste no pagamento em forma de salários, bônus, prêmios e comissões. ... A recompensa financeira indireta é o salário indireto decorrente de cláusulas da convenção coletiva do trabalho e do plano oferecido pela organização de benefícios e serviços sociais.
Os benefícios sociais são vantagens e facilidades oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores, funcionando como uma remuneração indireta em que parte do salário é convertida em serviços importantes de assistência ao trabalhador.
Assim, tudo o que não é previsto ou exigido nos casos anteriores é considerado benefício espontâneo. Estamos falando de planos médico e odontológico, vale alimentação e refeição (quando não exigidos pelos sindicatos ou acima do acordado), planos de previdência complementar, vale combustível e outras variadas opções.
Os principais benefícios oferecidos pelas empresas atualmente são:
c) Planos supletivos - são serviços e benefícios que visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades, para melhorar sua qualidade de vida.
Benefícios Recreativos - trazem mais qualidade de vida para o colaborador por meio do descanso e práticas de lazer. Como exemplos de benefícios recreativos, podemos citar: sala de jogos na empresa e clubes. Benefícios Supletivos - basicamente, trazem facilidade para o dia a dia do trabalhador.
Benefício de Prestação Continuada (BPC) Este benefício é conhecido como LOAS, o mesmo é de caráter assistencial ao idoso e ao deficiente, como já mencionamos acima o valor do benefício é de um salário mínimo.