O que uma Nefrostomia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A nefrostomia percutânea é a colocação de um dreno diretamente no interior do rim. Esse procedimento é necessário quando há uma obstrução das vias urinárias na pelve, que impede a drenagem normal da urina para a bexiga.
Quais as indicações para a Nefrostomia?
As clássicas indicações da nefrostomia percutânea pretendem estabelecer um acesso ao sistema urinário para: dissolver cálculos; infundir quimioterápicos, antibióticos ou antifúngicos; criar uma derivação no sistema coletor, a fim de otimizar o tratamento de fístulas oriundas de trauma ou lesão iatrogênica, neoplasias ...
Quais as vantagens e desvantagens da Nefrostomia?
A nefrostomia percutânea está associada à menor morbidade e desconforto dos pacientes se comparada à cirurgia aberta. Além disso, pacientes obesos têm grandes benefícios com esse procedimento, ob- servando-se diminuição significativa no índice de complicações, neces- sidade de transfusões e estadia hospitalar8.
Quais os tipos de Nefrostomia?
A Nefrostomia percutânea é um procedimento realizado com o objetivo de drenar a urina produzida nos rins para fora do corpo, sendo coletada em uma bolsa. Por outro lado, a Colocação de um cateter conhecido como “Duplo J” é realizado com a finalidade de manter a urina em seu trajeto habitual dos rins para a bexiga.
Quais são os cuidados de enfermagem específicos de uma nefrostomia?
Cuidados específicos são exigidos do enfermeiro no período pós-operatório destacando-se a avaliação da pele, realização de curativo e irrigação do cateter da nefrostomia. No que concerne à avaliação da pele devem ser observados a integridade e presença de sinais flogísticos.
Para que serve o dreno após cirurgia?
O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.
Porque fazer nefrostomia?
Esse procedimento é necessário quando há uma obstrução das vias urinárias na pelve, que impede a drenagem normal da urina para a bexiga. A medida pode ser implementada para pacientes com tumores da bexiga, tumores avançados de útero e próstata.
O que significa Nefrolitotomia percutânea?
A nefrolitotripsia percutânea (NLP) é a modalidade de tratamento urológico cirúrgico utilizada para tratamento de cálculos renais maiores do que 2cm ou 20mm.
O que é um cateter no rim?
O cateter duplo J é um fino tubo flexível de poliuretano, com um calibre aproximado de 3 mm e um comprimento que varia de 8 a 35 cm, muito utilizado pelos médicos urologistas para garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga. É mais frequentemente utilizado após o tratamento de pedras nos rins ou nos ureteres.
Como é feita a cirurgia de nefrectomia?
Nefrectomia laparoscópica. Nessa cirurgia são feitas várias incisões, por onde são inseridos instrumentos especiais para auxiliar na retirada do rim durante o procedimento. Um desses instrumentos tem um laparoscópio com uma câmara de vídeo na extremidade, que permite a visualização do interior do abdome.
Quanto tempo fica com dreno após cirurgia?
Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas.
Como funciona um dreno no rim?
Outra forma muito comum de drenagem é a sonda de nefrostomia, que é introduzida dentro do rim na área operada, através do pequeno orifício que é feito na região lombar para a realização da cirurgia. Esta sonda é mantida para drenagem de urina, geralmente sanguinolenta nos primeiros dias.
O que significa cirurgia percutânea?
Cirurgia Percutânea ou Minimamente Invasiva A anestesia aplicada é local (pentabloqueio) e, em geral, não há necessidade de uso de gesso, parafusos ou placas metálicas. Guiada por fluoroscopia ou radioscopia, a técnica apresenta menor risco de infecções, trauma e dor no pós-operatório.
O que é via percutânea?
adjetivo Que tem capacidade de atravessar a pele; que é feito de modo a passar pela pele, geralmente com o auxílio de uma agulha, cateter, sonda etc. Que se coloca sobre a pele; disposto na pele; diz-se do medicamento aplicado sobre a pele. Etimologia (origem da palavra percutâneo). Per + cutâneo.
Quanto tempo pode ficar um cateter no rim?
O tempo de permanência varia em cada pessoa. Para Procedimentos rápidos, como o tratamento de cálculos renais, o cateter costuma ser retirado em até 1 semana. Em pacientes em tratamento para câncer, o cateter costuma ser trocado a cada 3 meses.