A família recasada é uma nova configuração familiar, admitindo-se sua formação após uma separação conjugal, já que a mesma pode se construir de duas formas. A primeira refere-se ao novo casamento de uma pessoa viúva; enquanto a segunda ocorre após divórcio ou separação conjugal.
O recasamento pode ser definido como uma união na qual pelo menos um dos parceiros já teve um casamento anterior. ... Nesta configuração familiar, podemos encontrar uniões em que ambos cônjuges tiveram relacionamentos anteriores ou somente um dos dois foi casado anteriormente.
De modo simplificado, a coparentalidade é quando duas pessoas adultas não querem manter um vínculo romântico mas desejam gerar, educar, dar carinho e atenção ao filho em conjunto. Surge assim uma família sem necessariamente haver o laço amoroso entre os pais.
Famílias não convencionais - dicas para conversar com seu filho. ... Elas podem ser compostas por homens e mulheres, cada um com seus respectivos filhos, por avós que criam seus netos como se fossem filhos ou ainda por casais homoafetivos e seus herdeiros adotivos.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define família como o "conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, residente na mesma unidade domiciliar, ou pessoa que mora só em uma unidade domiciliar" (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/ ...
Neste sentido, tal como afirma Bradley (2006) é importante que a estrutura familiar conceda à criança diversas funções, tais como de: manutenção e segurança, estimulação, apoio sócio-emocional, estrutura e ainda de interação social.
Integrando parentes sanguíneos e pessoas aceitas, o objectivo principal da instituição família é a união e proteção mútua. Uma característica comum de tal instituição é que, socialmente falando, existe uma questão de escolha ou adaptação.
O que faz de uma família uma família, é a união, o respeito, a compreensão. instituição familiar, para ser forte e coerente, necessita de determinadas virtudes tais como ética, flexibilidade às diferenças, orientações teóricas e práticas, acompanhamento e instrução dos mais velhos para os mais novos.
A instituição familiar é um grupo de pessoas constituído por indivíduos ligados ao mesmo laço de sangue, pessoas unidas legalmente de forma matrimonial. ... A criança que tem uma boa base familiar, não se destaca apenas no caráter, mas pode contribuir também na formação de uma sociedade melhor.
3) Assim, a família possui duas funções que estão intimamente relacionadas, sendo que: a primeira significa a ensinagem das necessidades básicas essenciais à sobrevivência num grupo, somadas às condições puramente humanas de afetividade e emoções e, uma segunda, a ensinagem das necessidades sociais essenciais à ...
Resposta: 1- O que é Instituição Social? ... Entende-se por instituição social o conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, sancionados e aceitos pela sociedade, e que possui um enorme valor social. Nada mais são do que os modos de pensar, de agir e de sentir que o indivíduo encontra estabilidade.
Essa situação social é cada vez mais comum. E é resultado do fracasso das instituições familiares. Fracasso perante a diversidade cultural, a liberdade de escolhas e decisões, o choque de gerações e valores.
Na sociologia, a família representa uma agregação de indivíduos unidos por laços afetivos ou de parentesco em que os adultos são responsáveis pelo cuidado com as crianças.