Uma crença é simplesmente um sentimento de certeza sobre alguma coisa. Se você acreditar que é perfeccionista, por exemplo, o que realmente vai estar dizendo em sua mente é “eu sou perfeccionista”. Uma crença é algo já fixado dentro da sua mente e que molda seu Mindset. É algo já pré-estabelecido, já testado.
E, ainda, em seu livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, ela nos mostra que existem basicamente dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Sendo que esse segundo tipo também pode ser chamado de mindset progressivo ou crescente.
Crenças. Pessoas com mentalidade fixa têm uma crença limitante e imutável. Isso significa que elas acreditam que nada vai mudar em suas vidas, não importa o que façam. Por isso, tendem a evitar desafios ou novas experiências.
O termo mindset significa “configuração da mente” ou “modelo mental”. ... As pessoas com um mindset de crescimento têm vontade de aprender e evoluir. E é por isso que elas aumentam suas chances de sucesso em qualquer projeto.
Resposta: Em um mindset fixo as pessoas acreditam que suas qualidades básicas, como sua inteligência ou talento, são simplesmente traços fixos, imutáveis. ... Por outro lado, com a mentalidade de crescimento as pessoas acreditam que suas habilidades mais básicas podem ser desenvolvidas com dedicação e trabalho duro.
Um mindset positivo está diretamente ligado à capacidade de se reerguer diante de adversidades. Em várias oportunidades, as coisas não saem exatamente conforme planejado. Estamos sujeitos a imprevistos tanto no ambiente corporativo quando na vida pessoal.
O mindset é uma crença que orienta a maneira com que lidamos com as situações, a forma como resolvemos o que está acontecendo e o que devemos fazer. Nossos mindsets que nos ajudam a detectar oportunidades, mas podem aprisionar-nos em um ciclo de autodestruição.