Os TESTES SUBMÁXIMOS tem como objetivo determinar a relação da resposta entre frequência cardíaca de um individuo, carga de trabalho durante exercício progressivo e usá-la para prever o VO2max. O consumo máximo de oxigênio, Vo2max é estimado por meio de equações. IMPORTANTE!
O VO2 máximo também chamado de consumo máximo de oxigênio representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Na tradução, o VO2 seria a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico.
O VO2máx é usado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o indivíduo. Costuma ser o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas. E mais, normalmente é genético, não podendo ser melhorado muito acima de 20 ou 30%.
Os chamados testes de campo são aqueles realizados em condições específicas à prática esportiva. Por exemplo, testes de velocidade/resistência realizados por futebolistas de chuteira, na grama. Ou para jogadores de basquete/handebol/futsal usando tênis apropriado, na quadra.
A velocidade associada ao consumo máximo de oxigênio (VVO2máx), definida como a mínima velocidade na qual o VO2máx é atingido durante um teste incremental8, representa a associação entre a economia de corrida e o VO2máx.
A Freqüência Cardíaca (FC) representa o número de vezes que o coração bate por minuto, para bombear sangue transportando oxigênio às diversas partes do corpo. É um marcador essencial para o monitoramento da intensidade de atividade física que pode ser realizado com o uso de frequêncimetros (monitores de FC).
De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), durante o exercício, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% e 85% do valor máximo, levando em consideração a idade. Ou seja, uma pessoa de 20 anos deve manter os batimentos cardíacos entre 100 bpm e 170 bpm.
Se você estiver dormindo, um frequência de 30 bpm não causará problemas, mas se você estiver desperto, pode provocar desmaios e, em casos extremos, pode até mesmo matar. 2. O limite ideal dos batimentos cardíacos, no caso de uma pessoa jovem e saudável, por exemplo, fica entre 60 e 90 bpm.
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.