O conceito de startup se trata de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Elas podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base para suas operações.
Uma startup é uma empresa que está em seu início, sem plano de negócios ou produto completamente definido. Um supermercado nunca passa pela fase de ser uma startup, por exemplo, porque já nasce com mercado e um modelo de operações.
Inovação é a condição básica para uma empresa ser denominada startup. Entregar produtos, serviços, ou até mesmo experiências que atendam às necessidades do cliente de uma forma criativa é o que uma startup faz – podendo até mesmo criar novos nichos de mercado através de suas práticas.
Em suma, uma startup pode ser qualquer tipo de empresa, independentemente do setor que em busque atuar ou do tipo de inovação que busque oferecer, o que delimita a sua estrutura “startup” são as características do modelo de negócio: inovação, reprodução e escalabilidade.
O que realmente é: Não há um conceito único para definir o termo. ... “Gosto da definição de startup como uma 'organização que oferece um produto ou serviço inovador, geralmente através de tecnologia, que está em busca de um modelo de negócio que possa ganhar escala rapidamente'”, diz.
“Startup é uma empresa inovadora, criada por empreendedores com um propósito que vai além de simplesmente obter lucro, preocupada com o sucesso dos seus clientes, dos colaboradores e com o seu papel na sociedade.”
As startups são pequenas empresas que buscam resolver um problema de determinado grupo social por meio de tecnologia e inovação. Elas crescem em ritmo acelerado, geram lucros inigualáveis e possuem baixo custo de manutenção.
Confira 7 características das Startups:
Em 42% dos casos, o grande problema das startups é criar um produto ou serviço sem público. O sucesso vem de encontrar um problema que as pessoas realmente queiram pagar para resolver. Sem esse mercado, o negócio não tem futuro. Dinheiro em falta ou em excesso se torna um problema.
O conceito de startup enxuta envolve a atuação local em cada item que tome tempo, recursos ou, simplesmente, seja oneroso para o processo. Isso ajuda o empreendedor a desenvolver e a lançar novos produtos em seu mercado.
Os 5 princípios de uma Lean Startup segundo Eric Ries
A palavra lean pode ser traduzida como “enxuta”, então, Lean startup significa, numa tradução livre, startup enxuta. Esse conceito, no universo da administração, envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios nos processos e está muito atrelado ao ambiente de startups de tecnologia.
Como aplicar lean startup em sua empresa?
Origem da Lean Startup O conceito de Lean Startup foi introduzido por Eric Ries no livro “The Lean Startup” a partir de sua experiência durante anos como empreendedor, consultor e criador de startups.
Lean TI ou Lean IT é a adaptação dos conceitos originados da filosofia Lean e do Sistema Toyota de Produção para a área de TI, de forma que ela possa ser integrada corretamente ao negócio para fornecer valor mais rapidamente aos clientes, mudando a maneira como as pessoas trabalham e consequentemente a cultura da ...
5 princípios: O que é Lean Manufacturing?
Lean IT e suas aplicações Esse modelo de gestão, portanto, visa ao gerenciamento e ao desenvolvimento de produtos e serviços com a utilização apenas dos recursos necessários à execução de uma etapa, processo ou trabalho. ... fluxo contínuo: são as atividades que ocorrem quando o trabalho e o valor perpassam os processos.
O lean é a expansão paraalém da Toyota e da indústria automotiva do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês). ... A Toyota Motor Company define o TPS como um filosofia de “completa eliminação de todo o desperdício”.
Como criar uma Startup do zero: 8 etapas principais
Para o lean startup apresentar bons resultados é necessário que o empreendedor tenha capacidade crítica e seja flexível. Com essa postura, fica mais simples analisar os resultados apresentados por um produto ou serviço por meio de testes. O foco deve ser resolver os problemas do público-alvo.
MVP é a sigla de 'Minimum Viable Product', que em português significa 'Produto Mínimo Viável'. Ele é uma das primeiras etapas no processo empreendedor, isto é, é um ciclo de testes. O MVP permite que o empreendedor tenha uma visão de todo o projeto no início, podendo dessa forma, testar diversas hipóteses dentro dele.
Nada mais é do que você encontrar uma forma de oferecer o seu produto, serviço ao mercado, porém sem ter desenvolvido ainda o produto ou serviço, apenas para conseguir validar se as pessoas estão receptivas a sua ideia, te poupando assim, futuras frustrações.
O termo é derivado do inglês to pivot ("mudar" ou "girar") e designa uma mudança radical no rumo do negócio. ... Quando um empreendedor decide mudar o plano de negócios depois de ter testado uma estratégia e não ter obtido os resultados esperados, ele pivota o negócio.