Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.
Tales também foi um dos primeiros filósofos a tentar identificar um elemento primordial que compõe todas as coisas. Ele acreditava que esse elemento era a água, mas outros filósofos como Anaximandro e Anaxímenes propuseram diferentes elementos primordiais, como o ar e o fogo.
De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer: Na imortalidade da alma. Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas. Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
As principais áreas da filosofia são: metafísica (estudo da natureza da realidade), epistemologia (estudo do conhecimento), ética (estudo da moralidade), lógica (estudo do raciocínio), estética (estudo da arte e da beleza) e filosofia política (estudo do poder, da autoridade e do governo).
Tem participado em conferências internacionais e conferências de psicologia, dá palestras e workshops em associações, escolas e organizações. Atualmente é diretora web de La Mente es Maravillosa, colabora com o Laboratório de Neurociências e Ciências Sociais (LINCS) da Escuela sistémica Argentina e da Universidade de Flores e com várias mídias como Canal Sur Radio, Cadena Ser e Canal Extremadura, revistas como Mujerhoy, Objetivo Bienestar e Mente Sana e outras mídias digitais como El Huffington Post , ABC Bienestar , Psicoactiva e El Periódico Extremadura.
O legado de Tales é imenso. Ele foi o primeiro a introduzir o pensamento racional na filosofia ocidental e abrir caminho para o desenvolvimento da ciência. Suas ideias sobre a natureza da realidade influenciaram filósofos posteriores como Parmênides e Heráclito.
Existem muitos filósofos importantes ao longo da história, mas alguns dos mais influentes incluem: Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel, Nietzsche, Marx, Sartre e Foucault.
Portanto, a filosofia tem por objetivo formular conceituamente problemas que interessam ao pensar de hoje e investigar as diferentes formas de conceitos envolvidas, desenvolvendo uma maneira peculiar e Page 2 geral de interrogar-se sobre a verdade das palavras, das coisas e do ser.
O idealismo é uma corrente filosófica que enfatiza a importância das ideias e da mente na construção da realidade. Ele defende que a realidade é construída pela mente e que as coisas existem apenas porque são percebidas ou pensadas por alguém. O idealismo foi desenvolvido por filósofos como Platão e Berkeley.
A filosofia é uma disciplina que busca compreender a natureza do universo, da existência humana e das ideias. Ela utiliza a razão e a reflexão crítica para questionar as verdades estabelecidas e buscar respostas para questões fundamentais sobre a vida, a morte, a verdade, a moralidade, a justiça, a liberdade, entre outros temas.
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Nesta fase da filosofia grega, os pensadores buscavam explicar a origem do universo, o princípio de todas as coisas. Eles queriam entender a razão, a origem das mudanças da natureza e a evolução do ser humano. Alguns abandonaram os mitos e religiões que explicavam tudo na época, buscando teorias mais racionais.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
Um filósofo é uma pessoa que se dedica ao estudo da filosofia e busca compreender a natureza do universo, da existência humana e das ideias. Ele utiliza a razão e a reflexão crítica para questionar as verdades estabelecidas e buscar respostas para questões fundamentais sobre a vida, a morte, a verdade, a moralidade, a justiça, a liberdade, entre outros temas.
Tales de Mileto foi um pensador revolucionário cujas ideias influenciaram não apenas a filosofia, mas também a ciência, a matemática e a astronomia. Sua busca por explicações naturais para eventos que anteriormente eram atribuídos a mitos e divindades abriu caminho para o desenvolvimento do pensamento científico e crítico.
Graduada em Psicologia pela Universidade de Salamanca (2012) e qualificada como Psicóloga Geral da Saúde, número de membro: EX01253. É mestre em Psicologia Clínica pelo ISPCS e pela AEPC (2014), Especialista em Intervenção Sistémica (2016), Especialista em Mediação Sanitária, Civil-Comercial (2013), Especialista em Psicologia Psicossomática (2013) e Monitora de Educação Sexual ( 2013). Atualmente é doutoranda na Universidade de Salamanca.
Descartes
O surgimento do método científico remonta ao século 12, o período do Renascimento.
Bacon, Platão e Descartes.
A pesquisa científica é importante na área da saúde coletiva por ser capaz de descobrir curas e tratamentos para doenças que afligem a população, de modo que uma doença que era antes mortal pode se tornar curável ou até mesmo ser erradicada, como aconteceu com a poliomelite.
A pesquisa ajuda os cientistas a desenvolver estratégias, novos tratamentos ou práticas de cuidados com a saúde. Algumas melhorias nos cuidados com a saúde simplesmente não podem ser alcançadas sem que primeiro as pessoas testem.
A pesquisa em saúde tem dado bons resultados. Alguns foram mencionados acima, inclusive o desenvolvimento de muitas vacinas, como a da pólio; medicamentos melhorados; diagnósticos eficazes com intervenções cada vez menos invasivas; e tantos mais.
A função primária da pesquisa de enfermagem é, pois, ajudar no desenvolvimento de guias ou fórmulas para a prática de enfermagem (teorias e conhecimentos científicos de enfermagem), mais articulados e testados, que permitirão à enfermeira alterar a realidade na direção desejada, isto é, obter o que ela planejou, numa ...
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
De acordo com o professor, “a pesquisa pode servir para uma maior compreensão da ciência como tudo, e pode influenciar fortemente a sua prática clínica e o tratamento do paciente.”