EQST

O Que Um Estudo Observacional Caso-controle?

O que é um estudo observacional caso-controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

Que tipo de estudo é o relato de caso?

O relato de caso é o estudo que mais se identifica com o médico clínico. Aguça a interpretação de sinais e sintomas e é farto material para discussões que solavancam o aprendizado de jovens médicos1,2.

São estudos observacionais transversal coorte e caso-controle?

Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).

Como é feita a seleção dos participantes em um estudo de coorte?

A escolha do grupo de comparação (não expostos) deve obedecer os mesmos critérios empregados para seleção do grupo de expostos. Se os participantes são selecionados através de uma amostra da população, classificados de acordo com a presença ou não da exposição, então o estudo é de comparação interna.

Qual é a medida básica utilizada num estudo de caso controle?

Em estudos de caso controle, não é possível calcular a incidência da doença, pois começamos o estudo com pessoas doentes e não doentes. Medida de associação usada é a razão das chances ou odds ratio.

Quais são os passos para elaboração de um estudo caso controle?

* * * Desenho básico E NE E NE Casos Controles * * * Passos para a elaboração de um estudo caso-controle 1) Selecionar uma amostra de uma população de pessoas com a doença (casos) 2) Selecionar uma amostra de uma população sob risco sem doença (controles) 3) Medir (em geral, não diretamente) as variáveis preditoras * * ...

O que vem a ser um estudo de caso?

Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática. ... Também o considera como uma investigação empírica que compreende um método abrangente, com coleta e análise de dados.

Como deve ser feito um estudo de caso?

Para saber como fazer um estudo de caso você deve primeiro partir de uma teoria mas relacionar com a prática, ou seja, ao cotidiano e realidade atual. Trazem exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Vale ressaltar que, um bom estudo de caso não se faz do dia para a noite.

Qual tipo de estudo observacional parte do desfecho para a exposição?

O Estudo de Coorte é um tipo de estudo observacional analítico, no qual se analisa a exposição e, posteriormente, o desfecho. Pode ser feita a partir da comparação de um grupo de sujeitos em grupos ou subgrupos de expostos (mais expostos) e não expostos (menos expostos) quanto à ocorrência de um ou mais desfechos.

Qual é a vantagem do estudo caso controle em relação ao estudo coorte?

Os estudos de coorte têm certas vantagens: b) Podem ser usados para avaliação de des- fechos múltiplos; c) Permitem o cálculo direto das medidas de incidência nas coortes de expostos e não expostos; d) O status do desfecho não influencia a me- dida do status de exposição ou seleção de indivíduos (coorte concorrente);

Quais as vantagens e desvantagens do estudo de coorte?

Os estudos de coorte têm certas vantagens: b) Podem ser usados para avaliação de des- fechos múltiplos; c) Permitem o cálculo direto das medidas de incidência nas coortes de expostos e não expostos; d) O status do desfecho não influencia a me- dida do status de exposição ou seleção de indivíduos (coorte concorrente);

Quais são as medidas utilizadas em estudos de coorte caso Controle e transversais?

Assim, o risco relativo e o odds ratio são as medidas de escolha para estudarmos os possíveis determinantes das doenças, sendo freqüentemente utilizados em estudos de coorte e de caso-controle, respectivamente.