Os recursos multimodais podem ser evidenciados como aqueles meios em que mais de uma modalidade de expressão é empregada para que determinada informação possa ser transmitida. É o que podemos nota quando analisamos a união de uma linguagem não verbal aliada à linguagem verbal em um texto.
A linguagem multimodal mescla linguagem verbal e não verbal para a criação de textos multissemióticos. ... O trabalho com textos multimodais nas aulas de leitura é imprescindível uma vez que envolvem uma linguagem muito presente em ambiente digital e impresso.
Dionísio (2007) define o texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. ... Os textos multimodais mais conhecidos são os que estão pautados na junção de elementos alfabéticos e imagéticos (leia-se linguagem verbal escrita e visual, respectivamente).
São exemplos de textos multimodal: os anúncios, os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos, as propagandas, as tirinhas entre outros. Esses gêneros trazem a materialização de signos alfabéticos (letras, palavras e frases) e signos semióticos (imagéticos e visuais).
Os recursos multimodais presentes nos textos podem ser definidos como elementos que garantem aos textos diferentes configurações, que transcendem as palavras, relacionando elementos que são visuais, orais, e até mesmo, escritos. Sendo assim, um texto multimodal compreende aquele que tem diferentes tipos textuais.
Essas mudanças significativas trazem à tona um novo tipo de texto: o texto multimodal, aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico (texto escrito, imagem estática, vídeo, áudio etc.). Um dos aspectos relevantes nos textos multimodais é a grande utilização de imagens para a comunicação.
Resposta. anúncio publicitário, charge e vídeo.
diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)
Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. ... Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.
I - Tipo textual: eles se definem por propriedades linguísticas, entre as quais podemos destacar: relações lógicas, vocabulário, construções frasais, tempos verbais, dentre outras. ... IV - Tipo textual: costuma variar de cinco a nove tipos: argumentação, narração, injunção, descrição e exposição.
Quanto à estrutura da notícia, relacione as colunas: ( ) Corpo da notícia 1. Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.
Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. ... Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.
os elementos composicionais do texto são: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Unidade temática. Todo texto deve apresentar apenas uma ideia predominante. ... Precisamos definir e desenvolver uma ideia central, caso contrário, o texto não passará de uma lista mais ou menos ordenada de pequenos dados quase sempre incompletos.
Resposta: Para isso, os elementos que compõem o texto se subdividem em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos eles devem ser organizados de maneira equilibrada.
Porém, a produção de textos vai muito além disso....1) Planejamento
Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo; as ideias secundárias e a conclusão (em parágrafos curtos geralmente não há conclusão), essa última reafirmará a ideia-núcleo; ► Dica 5: Quando terminar de escrever seu texto, leia-o em voz alta para encontrar possíveis falhas na paragrafação.
O parágrafo corresponde a uma importante estrutura do texto. Nele, estão contidas informações respectivas ao universo fechado daquela seção do texto/artigo. Caracterizado por um recuo em relação a margem do lado esquerdo do texto, o parágrafo abrange o in loco da informação.
O parágrafo inclui um ou mais períodos, no qual se desenvolve uma ideia central. O período é constituído por uma oração (frase, proposição) ou conjunto de orações que formam um sentido completo. Os sinais de pontuação dois-pontos, parágrafo, travessão que introduzem o discurso directo indicam a abertura de parágrafo.