O plexo coroide é a área do cérebro localizada dentro dos ventrículos que produz o líquido cefalorraquidiano (LCR) para nutrir e proteger o cérebro.
O plexo coróide (do lat. plexu, enlaçamento, e do gr. choroeidés, membrana delicada), doravante denominado PC, é uma estrutura resultante da invaginação do teto do epêndima para a cavidade ventricular. É recoberto por epitélio cubóide ou colunar simples, perfazendo uma área total estimada em 39,2 cm².
Os cistos do plexo coróide são encontrados em cerca de um terço dos fetos com trissomia do cromossomo 18. A trissomia do cromossomo 18, também chamada síndrome de Edwards, é uma condição na qual o feto tem três cópias do cromossomo 18 em vez de dois.
Esse problema feminino não causa infertilidade para o casal, mas pode gerar dificuldades para a gravidez devido a possíveis alterações hormonais, irregularidade ou ausência de menstruação e disfunções no processo ovulatório.
Formação cística bem delimitada, com paredes finas, contendo material grumoso, que entra pela fissura coróidea à direita, e comprime o ventrículo lateral. O corno inferior do ventrículo lateral D. está seqüestrado - há dilatação do mesmo por acúmulo de líquor.
Lesão nodular parafalcina E, situada ao nível do giro frontal superior, hiperdensa em relação ao tecido cerebral, com focos de calcificação na periferia. Lesão nodular extraaxial de limites nítidos, baseada na dura-máter no ângulo entre a foice do cérebro e a convexidade, à E do seio longitudinal superior.
A aracnoide é uma fina/ membrana que separa a dura-máter e a pia-máter. Juntas, formam as meninges, membranas que cobrem os órgãos do sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal.
Veja como identificar o cisto sebáceo. Esse tipo de cisto pode ser removido de forma natural, através da aplicação de óleos ou géis diretamente no cisto, ou de forma cirúrgica no consultório médico sob anestesia local. Além disso, é indicado realizar compressa com água quente ou morna no local por 10 a 15 minutos.
1.
Definição. A aracnoide constitui uma das meninges que cercam e protegem o sistema nervoso central, ou seja, estruturas do cérebro e da medula espinhal. As meninges são três: a dura-mãe no exterior, a aracnoide no meio e a pia-mãe no interior.
A tenda do cerebelo separa a fossa posterior da fossa média do crânio, dividindo a cavidade craniana em um compartimento superior, ou supratentorial, e outro inferior, ou infratentorial. A borda anterior livre da tenda do cerebelo, denominada incisura da tenda, ajusta-se ao mesencéfalo.
O tentório do cerebelo existe entre e separa o cerebelo e o tronco cerebral dos lobos occipitais do cérebro.
substantivo masculino Superfície que envolve, cobrindo a face superior do cerebelo, sustentando os lobos occipitais do cérebro. [Zoologia] Conjunto quitinoso que sustenta o cérebro dos insetos. Tenda; barraca usada para passar a noite em algum lugar. Etimologia (origem da palavra tentório).
Significado de Pia-máter substantivo feminino A mais interna das meninges que revestem o encéfalo e a medula espinhal. (A pia-máter, a aracnóide e a duramáter constituem as meninges.).
As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os. ... Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Elas possuem a função de proteger esse sistema tão importante.
As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central. A membrana mais externa é chamada de dura-máter, a intermediária é a aracnoide, e a mais interna, pia-máter. Meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal.
pia-máter
Espaço epidural: é o espaço existente entre a dura-máter e a superfície dos ossos que esta meninge reveste interiormente (crânio e canal raquidiano), sendo mais evidente em torno da medula espinal, no interior da coluna vertebral, onde é composto por gordura e vasos sanguíneos.