O Que Um Edema Generalizado?

O que um edema generalizado

O edema acontece quando existe acúmulo líquido para debaixo de pele, que normalmente aparece devido a infecções ou consumo excessivo de sal, mas também pode surgir em casos de inflamações, intoxicações e hipóxia, que é quando falta oxigênio em determinada parte do corpo, além de doença nos rins, coração ou sistema linfático. 

De estudante para estudante

O médico também deve fazer uma avaliação da coloração, textura e temperatura da pele nos locais inchados e da presença de alguma veia distendida no corpo. Além disso, deve perguntar à pessoa se o edema piora em uma posição específica e se é feito o uso de algum medicamento continuamente. 

O ventrículo esquerdo bombeia o sangue à aorta, que, em seguida, preenche a circulação sistêmica e finalmente chega aos capilares, onde ocorrem as trocas com os tecidos orgânicos. Porém, para que aconteçam essas trocas entre o líquido nos capilares e tecidos, são necessárias pressões atuando sobre a membrana capilar, as quais serão abordadas em seguida.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

<strong>Diagnóstico – Como se Diagnostica</strong>

O tratamento para que eliminar o edema deve ser de acordo com a condição que o causou. Nos casos mais leves, é indicado repouso, redução da ingestão de sal na alimentação e também massagem na região afetada, para ajudar a drenar o líquido que está em excesso, até que o de edema desapareça.

Usa-se o dorso dos dedos ou da mão para verificar a temperatura. Comumente a temperatura será a mesma, porque não costuma alterar em edemas. Pode ainda ter temperatura elevada, a qual ocorre em RI, ou temperatura fria, que indica comprometimento da irrigação sanguínea.

Sintomas de anasarca

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Os edemas podem ser localizados ou generalizados. Caso não se restrinjam a um segmento de membro, diz-se que é generalizado, mesmo que só envolva uma parte do corpo. Mais frequente no membro inferior, porém, é comum na face (região subpalpebral) e região pré-sacra (pacientes acamados, RN e lactentes).

O edema renal, que ocorre nas síndromes nefrótica, nefrítica e pielonefrite) costuma ser generalizado, particularmente facial, acometendo principalmente regiões subpalpebrais, sendo mais evidente no período matutino. São moles, inelásticos, indolores e com temperatura normal. Na síndrome nefrótica, o edema é intenso (+++ ou ++++) e, em geral, acompanha derrames cavitários. Nas outras 2 causas citadas, são discretos a moderados (+ ou ++).

Como confirmar o diagnóstico

Como confirmar o diagnóstico

Além do inchaço no corpo, a anasarca pode gerar outros sintomas como aumento da pressão arterial, alterações nos batimentos do coração, dor no peito ou falta de ar, dependendo da gravidade e dos órgãos atingidos.

A principal diferença do mixedema é pela alta presença de lipídios em sua composição, que faz com que o inchaço seja  mais firme que os outros tipos de edema, contando também com água e proteínas. O mixedema afeta mais frequentemente a face, deixando os olhos inchados, mas também pode ser generalizado.

Você deve estar se perguntando, já que predomina filtração em vez de absorção, por que não estamos sempre edemaciados, ou como popularmente dizem: “inchados”? De fato, isso deveria acontecer, porém graças ao sistema linfático esse excesso de líquido filtrado é drenado como linfa, que retorna, posteriormente, ao sangue. Isso faz com que a quantidade de líquido nos tecidos mantenha-se na faixa adequada.

Sintomas de edema

Além disso, a anasarca também pode surgir no final da gravidez, quando o peso do bebê faz com que haja mais retenção de líquido no corpo da mãe, porém neste caso a anasarca vai desaparecendo após o nascimento do bebê.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Medicamentos naturais

3 condições principais causam isso: hiponatremia, depressão dos sistemas metabólicos e falta de nutrição adequada. Na hiponatremia, os níveis de sódio reduzidos no sangue, em comparação ao LIC, permitem que a água se difunda às células na tentativa de normalizar a natremia, porém, isso faz com que fiquem edemaciadas. Quando se tem isquemia, faltam nutrientes e O2 para gerar ATP e manter a bomba de sódio potássio funcionante. Em consequência disso, se acumula Na+ intracelular, que, por ser osmoticamente ativo, atrai água e gera edema. Na perna isquêmica isso acontece. Na inflamação, há aumento da permeabilidade da membrana e aumento do influxo de Na+.

ICC apresenta edema como sinal importante, sendo generalizado, predominando nos MMII, vespertino (a tarde após paciente manter-se de pé por várias horas), sendo pré-sacral nos pacientes acamados o edema. Varia de intensidade (+ a ++++), inelástico, indolor, pele adjacente pode estar lisa e brilhante.

Tipos de edema

Normalmente as causas relacionadas a esta questão são insuficiência cardíaca, renal ou venosa, e em alguns casos, a dieta rica em sódio/sal. Quando estas causas não são tratadas adequadamente, podem levar ao aparecimento de edema pulmonar, em que os líquidos se acumulam no pulmão. Entenda melhor o que é edema de pulmão e como tratar.

2. Cowie MR, Fisher M: SGLT2 inhibitors: mechanisms of cardiovascular benefit beyond glycaemic control. Nat Rev Cardiol 17(12):761–772, 2020. doi: 10.1038/s41569-020-0406-8

Como é feito o tratamento

Como é feito o tratamento

Seja você um estudante de Medicina ou um médico, deve saber que edemas são comuns em diversos pacientes com as mais variadas doenças ou mesmo naqueles que não possuem nenhuma doença. Mas será que sabe a fisiologia e fisiopatologia necessária para raciocinar no caso do seu paciente com queixa de edema? E a semiologia? Se você não domina, esse texto serve para ajudá-lo com esse tema tão complexo, porém, caso domine, ainda lhe será útil, afinal é sempre bom rever os princípios fisiológicos e semiológicos.

Porém, quando é generalizado, ou seja, quando está presente em várias partes do corpo, pode ser uma situação mais grave, que precisa de atendimento médico no centro de saúde ou hospital. Esta situação pode ser também conhecida por anasarca, que é mais comum em problemas de saúde como cirrose hepática, insuficiência cardíaca ou síndrome nefrótico. Entenda melhor o que é a anasarca e como é feito o tratamento.

O que é Anasarca na enfermagem?

A anasarca é um estado de edema generalizado presente em diversas patologias (Tabela 1), sendo as mais frequentes a insuficiência cardíaca, a cirrose e a síndrome nefrótica.

O que é sintomatologia de doenças de plantas?

Sintomatologia é o estudo dos sintomas de doenças, de grande utilidade na diagnose. Qualquer manifestação das reações da planta a um agente nocivo pode ser considerada sintoma. Estruturas do patógeno, quando exteriorizadas no tecido doente, recebem o nome genérico de sinal.

Como identificar doenças em plantas ornamentais?

Saiba como identificar e tratar as doenças das plantas.

  1. Oídio. Uma camada branca e poeirenta sobre as folhas e os rebentos de várias plantas é a sua marca. ...
  2. Ferrugem. Pústulas castanhas, vermelhas, amarelas ou negras na parte inferior das folhas e nos caules – são estes os seus sintomas. ...
  3. Manchas nas folhas. ...
  4. Podridão. ...
  5. Cancros. ...
  6. Malformações.

Como acabar com doenças das plantas?

Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco. FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.