Falando de modo simples, o Arduino é um conjunto de ferramentas de prototipagem eletrônica open source que visa tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos. ... Basta ligar a placa ao computador e já é possível escrever códigos para o Arduino no ambiente de desenvolvimento do software (através da linguagem C/C++).
Com o S4A o aluno pode iniciar no ramo eletrônico conhecendo sensores, atuadores entre outros componentes eletrônicos, fazendo jogos interativos muito além do computador.
S4A é uma modificação do Scratch que permite programação simples da plataforma de hardware aberto Arduino. ... O objetivo também é fornecer uma interface de alto nível para programadores de Arduino com funcionalidades tais quais interagir com um conjunto de placas através de eventos de usuários.
Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos que devem ser agrupados.
O Scratch é uma ferramenta utilizada para ensinar programação usando blocos lógicos e possui um grande potencial para o desenvolvimento de várias aplicações. ... O objetivo foi proporcionar aos participantes a compreensão dos conceitos fundamentais do Scratch, assim como de noções de lógica de programação.
O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos e desde 2013 o programa está disponível para download. Qualquer pessoa pode ter acesso e começar a usar a ferramenta.
É possível utilizar o Scratch através de um editor online ou um editor offline e ambos são gratuitos. A forma mais rápida de já começar é utilizar a versão online (é preciso ter instalado o navegador Firefox ou Chrome atualizados e o plug-in Adobe Flash Player atualizado).
Scratch é um programa de computador disponibilizado gratuitamente. Com ele, é possível criar animações, histórias interativas e jogos. O software foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.
Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. ... No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.
Para que serve o Scratch? O Scratch foi pensado para permitir que programar se tornasse fácil a ponto de uma criança conseguir fazer. Inspirados nos blocos Lego, foram criados os blocos de programação.
O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, o Scratch foi desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab da universidade americana MIT com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos de idade.
O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick. Ele foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades.
Organize os computadores para que os participantes possam trabalhar individualmente ou em duplas. Escolha um personagem na Biblioteca de Atores. No Scratch, clique em Criar. Escolha o cenário na Biblioteca de Cenários.
De acordo com os criadores do software, a definição mais adequada para o programa é: O Scratch é uma linguagem de programação e uma comunidade online onde você pode criar suas próprias histórias, jogos e animações interativas, e compartilhar suas criações com pessoas do mundo todo.
Você pode programar em Scratch ao juntar blocos diferenciados por cores, como seria feito com as peças de um quebra-cabeça ou com blocos de LEGO. As pilhas de blocos que forem criadas são chamadas de scripts (roteiros).
No cinema, o script é um texto contendo uma série de instruções para serem seguidas por atores, produção e demais envolvidos. No computador, funciona de forma parecida: o script é uma série de instruções para que a máquina execute determinadas tarefas segundo programado.
SPRITES: Os projetos Scratch são formados por objetos chamados sprites. A aparência de um sprite pode ser modificada pela sua apresentação em um traje diferente. Qualquer imagem pode ser usada como um traje; pode-se desenhar uma imagem no editor de Pintura, importar de uma lista ou baixá-la de um website.
1) Categoria de comandos: Movimento, Aparência, Som, Caneta, Controle, Sensores, Operadores, Variáveis; 2) Bloco de comandos: ao escolher uma categoria de comando temos várias opções de comandos; 3) Botões de atalho: selecionar idioma, salvar este projeto e compartilhar este projeto; 4) Abas para opções comandos, ...
Cada objecto que se define no Scratch tem, pelo menos, um traje. Os restantes recursos (comandos e sons) podem ou não existir; mas o traje é indispensável, porque materializa o objecto no ecrã.
Os comandos de aparência são usados para mudar traje do personagem, cenário, inserir a fala do personagem, cores etc. 2. Os comandos de movimento servem para deslocar um objeto na tela. ... Os comandos de som servem dar sonoridade aos objetos.
Para usar os blocos Caneta no Scratch, você precisa adicionar a extensão Caneta. Clique no botão Adicionar extensão no canto inferior esquerdo.
Aprendendo formas geométricas com Scratch
Quando este ator for clicado” e “quando o cenário mudar para” são exemplos de comandos de: Escolha uma opção: a. aparências no Scratch.