Resposta. Adjetivo é uma característica, próprio é como o seu nome, é chamado de substantivo próprio, nome de países, cidades , nomes de pessoas e etc.
al-guém
Vamos ao caso da palavra "própria". A sílaba mais forte é a primeira, que é também a antepenúltima. Usando o que foi exposto acima, a palavra própria é proparoxítona.
Quanto à acentuação gráfica das palavras em português padrão, marque a alternativa que traz uma informação errada. ... e) O til, em “atenção” e “volumão”, não é, a rigor, um acento gráfico, mas um sinal indicador de que a letra sobre a qual se põe tem som nasal.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
porque três e monossílabo tônico. então se acentua só o E porque ele è vogal.
As palavras paroxítonas são aquelas em que a penúltima sílaba é tônica. Lembre-se que as sílabas tônicas são aquelas que possuem o som mais forte ou mais prolongado do que as demais sílabas. Apesar de a maioria das paroxítonas não levarem acento, existem certas regras de acentuação para as paroxítonas.
Observação: Não se acentuam as palavras oxítonas terminadas em i ou u, seguidos ou não do s, pois fogem à regra das oxítonas acentuadas. Palavras como baú, saí, Anhangabaú são acentuadas não por serem oxítonas, mas pelo i e u formarem sílabas sozinhos (hiato).
Por exemplo, "Heroico". Essa palavra não é acentuada pois é paroxítona e a sílaba tônica é um ditongo aberto, ou seja, "he-roi-co", o ditongo aberto é o "roi".
Resposta. Resposta Explicação: Nas palavras oxítonas, as vogais tônicas i(s) e u(s) levam acento agudo quando estiverem depois de um ditongo: tuiuiú, teiús. ... Todas as palavras proparoxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima) são acentuadas: lúcido, século, próximo.
Levando em consideração que palavras oxítonas terminadas em u não têm acento agudo, a resposta certa é: caju tem acento! A regra é simples: toda palavra oxítona, isto é, que tem a última sílaba tônica, só é acentuada quando terminada em “a”, “e” e “o”, seguida ou não de “s”.
ABACAXI E CAJU SÃO OXITONAS TERMINADAS EM I e E NÃO SÃO ACENTUADAS SÓ E SOMENTE SÓ SE ESSAS SEMI VOGAIS VIEREM FORMANDO SÍLABA SOZINHA. POR EXEMPLO: I-TA-JA-Í, GRA-JA-Ú TAMBÉM SÃO OXÍTONAS TERMINADAS EM I e U MAS LEVAM ACENTO PORQUE AS SEMIVOGAIS ESTÃO SOZINHAS FORMANDO SÍLABA.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc. ... Não são acentuadas: abacaxi, adquiri-los, Anhembi, barris, cumpri-las, Parati, etc. São acentuadas: daí (da-í), Piauí (Pi-au-í), Piraí (Pi-ra-í) etc.
1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não (hifens, jovens)....Paroxítonas.
Em relação a ananás, acontece que, por razões etimológicas, a palavra termina em s e, por outro lado, é aguda. Nestas condições, a palavra tem de ser acentuada na última sílaba da forma do singular, de modo a evitar a pronúncia [anânas].