O que tuberculose peritoneal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A tuberculose peritoneal consiste num processo inflamatório crônico causado pelo Mycobacterium tuberculosis. Sua sintomatologia é inespecífica, com comprometimento sistêmico. É aqui descrito o caso de um paciente de 35 anos de idade, alcoólatra, portador de cirrose hepática.
Como diagnosticar tuberculose peritoneal?
O principal diagnóstico diferencial da tuberculose peritoneal é carcinomatose peritoneal. A citologia do fluido ascítico deve ser sempre realizada para procurar células neoplásicas indicando a existência de ascites carcinomatosas, que é o principal diagnóstico diferencial da TP.
O que causa carcinomatose peritoneal?
Carcinomatose Peritoneal surge devido a metástases Também denominado metástases peritoneais, alguns tumores abdominais podem atingir a superfície externa do órgão (serosa). Com isso, algumas células cancerígenas se soltam do tumor e ficam livres na cavidade abdominal.
Quais os sintomas de tuberculose hepática?
Os sinais e sintomas da tuberculose ativa são:
Tosse com duração de três ou mais semanas;
Expetoração com sangue;
Dor no peito ou dor com respiração ou tosse, vulgarmente definida como “pontada” e “dor nas costas”;
Perda de peso involuntária;
Fadiga (cansaço);
Mais itens...
O que é tuberculose no fígado?
Tuberculose do fígado A infecção hepática é comum com tuberculose pulmonar avançada e amplamente disseminada ou tuberculose miliar. Porém, o fígado geralmente cicatriza sem sequela quando a infecção principal é tratada.
Qual a causa da tuberculose ganglionar?
A tuberculose ganglionar é caracterizada pela infecção da bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como bacilo de Koch, nos gânglios do pescoço, tórax, axilas ou virilha, e de forma menos frequente a região do abdômen.
Quais os sintomas do câncer de peritônio?
O câncer do peritônio pode ser totalmente assintomático. No entanto, dor abdominal, diarreia, náuseas, aumento da circunferência abdominal, ascite (fluído no abdômen), febre, perda de peso, fadiga, perda de apetite, anemia e distúrbios digestivos podem indicar a doença.
O que é metastase no peritônio?
Também denominado metástases peritoneais, alguns tumores abdominais podem atingir a superfície externa do órgão (serosa). Com isso, algumas células cancerígenas se soltam do tumor e ficam livres na cavidade abdominal.
O que é tuberculose abdominal?
A tuberculose intestinal é a infecção do intestino pelo bacilo da tuberculose, que pode ser transmitido através de gotículas de saliva de pessoas que têm esta doença, ou por comer e beber carne ou leite de animais contaminados, mais raramente.
Como saber se a tuberculose está avançada?
Tuberculose: 6 sintomas que podem indicar a infecção
Tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue;