O que TTG e qual seu papel na doença celaca? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Na maioria dos casos da doença, observa-se a presença de anticorpos anti-transglutaminase para a enzima transglutaminase tecidular (tTG). A transglutaminase tecidular modifica os peptídeos de glúten numa forma capaz de estimular o sistema imunitário de forma mais eficaz.
Qual a principal função do processo digestivo que é afetada pela doença celíaca?
A doença celíaca (sprue celíaco, sprue não tropical, enteropatia sensível ao glúten) é uma afecção que atinge o tubo digestivo, mais precisamente o intestino delgado, interferindo na absorção dos nutrientes.
Qual a Patogenese da doença celíaca?
Fisiopatologia. A patogênese da doença celíaca envolve um gatilho externo (glúten), alterações na permeabilidade intestinal, e as respostas imunes nativas ao glúten peptídeos que envolvem autoantígenos (por exemplo, anticorpos antitransglutamidase).
O que acontece com quem tem alergia a glúten?
Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, e seu tratamento consiste na retirada dessa proteína da dieta. Veja todos os alimentos que contêm glúten.
Qual a fisiopatologia da doença celíaca?
Fisiopatologia. A perda da tolerância imunológica aos antígenos do peptídeo derivado de prolaminas no trigo (gliadina), centeio (secalina), cevada (hordeína), e grãos relacionados é a principal anormalidade da doença celíaca.
Qual a ligação entre o dano intestinal na doença celíaca e os linfócitos intraepiteliais?
O resultado final é a inflamação intestinal que, na doença celíaca, é caracterizada pela infiltração intraepitelial e da lâmina própria por diversas células inflamatórias, hipertrofia das criptas e atrofia das vilosidades, com consequente redução da superfície de absorção intestinal [11].
Que alterações histológicas intestinais ocorrem em portadores de doença celíaca?
O diagnóstico da Doença Celíaca exige o exame histopatológico da mucosa do intestino delgado e a demonstração de alterações vilositárias na vigência da ingestão de glúten [39]. No celíaco sem dieta, surge uma reação inflamatória com perda das vilosidades (Figura 3A).