As charges e as tiras de quadrinhos são desenhos que contam uma piada ou uma história. Elas podem ser sobre praticamente qualquer assunto, mas muitas vezes são sobre coisas que as pessoas dizem ou fazem no dia a dia. Outras constituem um comentário ilustrado sobre notícias, políticos ou acontecimentos históricos.
Nessa perspectiva, a leitura do gênero Tiras em quadrinhos é considerada uma atividade social, um processo de compreensão ativa, no qual os sentidos são construídos a partir da relação dialógica estabelecida entre autor-texto-interlocutor.
Sua função é chamar a atenção do leitor e mostrar de forma ilustrativa algo, podendo ser expreções dos personagens, um produto, trocadilho com a parte verbal, entre outros...
A principal função dessas histórias era de trabalhar valores, defender os direitos intelectuais e sentimentais das mulheres, além de divertir as crianças. ... Desde a pré-história, os desenhos eram usados como forma de contar fatos, chamados pinturas rupestres, considerados precursoras das histórias em quadrinhos.
- Enriquecer seu vocabulário por meio da linguagem oral e escrita. - Conhecer e explorar novos recursos para a criação de uma história em quadrinho; - Realizar práticas de leitura e escrita contextualizadas; - Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim).
As Histórias em Quadrinhos (HQ) estimulam e incentivam o leitor a buscar também outros tipos de leitura, uma vez que, juntamente com os livros, são instrumentos saudáveis para estimular a imaginação e o raciocínio de jovens e crianças (Iannone, L.; Iannone, R., 1994).
No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal. Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual para trazer o leitor para "dentro" da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos.
A linguagem utilizada pelo paciente no segundo quadrinho é informal.
a) As histórias em quadrinhos como conhecemos hoje surgiram em 1895, nos Estados Unidos. b) A primeira HQ foi criada pelo norte-americano Richard Outcault, que tinha como personagem principal Mickey Dugan, o Yellow Kid (imagem), sucesso absoluto nos jornais da época.
As histórias em quadrinhos no Brasil (também chamadas de HQs, gibis, revistinhas, ou historietas) começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras.
Artes. O desenho em quadrinhos é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o intuito de narrar histórias dos mais diversos gêneros e estilos. São publicadas em sua maioria no formato de revistas, livros ou em tiras de jornais e revistas. ... Os dois estilos têm sido empregados pelos artistas brasileiros.
Verificado por especialistas. Charge e cartum são modalidades de linguagem que se encontram voltados para o humor. Ou seja, são textos humorísticos. Outra semelhança, ambos os estilos de texto procuram retratar situações do nosso cotidiano.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.