Um registrador é um local interno à CPU, onde os dados que foram buscados na memória são armazenados. O registrador é um circuito lógico que tem a finalidade de reter a curto prazo um conjunto de bits. Os registradores são chamados de acumuladores [A].
V - lavrar atas notariais; e, os mais comuns, reconhecer firmas e autenticar cópias. O notário ou registrador pode até produzir atos jurídicos, mas, sua função é a de conceder-lhes publicidade, autenticidade, segurança e eficácia.
Notários e registradores são profissionais que desempenham função pública no âmbito dos cartórios. Contudo, por se situarem em posição peculiar em relação aos demais agentes públicos, sua natureza jurídica tem sido alvo de rica polêmica e discussão no mundo do direito.
O que faz o Oficial de Registro Jurídico É o oficial que está responsável por realizar o registro da sociedade civil. O processo que envolve o registro jurídico é muito parecido com o de uma pessoa que acaba de nascer e deve ser registrada.
1º Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
1. [ Jurídico, Jurisprudência ] Profissional do Direito a quem compete a verificação e autenticação de documentos, escrituras, registos públicos. 2. Local onde se exerce essa função.
O profissional formado no curso tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais é responsável por desempenhar funções auxiliares da área jurídica e de serviços cartoriais. ... Como o próprio nome Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais destaca, o curso tem características e disciplinas voltadas para atividades gerenciais.
A delegação para o exercício da atividade notarial e de registro depende dos seguintes requisitos: I - habilitação em concurso público de provas e títulos; ... Em cada serviço de registro haverá tantos substitutos, escreventes e auxiliares quantos forem necessários, a critério de cada notário ou oficial de registro.
A atividade notarial e registral é exercida por particulares mediante delegação do Poder Público, após aprovação em concurso público de provas e títulos, conforme o disposto no artigo 236 da Constituição da República Federativa do Brasil.
Notário ou tabelião é o profissional do Direito, dotado de fé pública, a quem é o delegado o exercício da atividade notarial. Formaliza atos jurídicos de interesse das partes, como uma compra e venda, e ao mesmo tempo, auxilia o Estado no cumprimento das leis e fiscalização dos impostos.
Para se tornar delegatária do poder público, tal pessoa natural há de ganhar habilitação em concurso público de provas e títulos, e não por adjudicação em processo licitatório, regrado, este, pela Constituição como antecedente necessário do contrato de concessão ou de permissão para o desempenho de serviço público.
Os serviços extrajudiciais são atividades que dependem do conhecimento jurídico, mas não são realizadas em uma relação processual. ... Após passar em um concurso público, tabeliães, notários e oficiais de registro fazem a gestão dos serviços públicos dos chamados cartórios, mediante delegação.
O Cartório, que não detém personalidade jurídica, é apenas uma instituição administrativa, sem qualquer capacidade para ser demandado em juízo, sendo ente despersonalizado e desprovido de patrimônio próprio, enquanto tal situação não se aplica à pessoa do notário ou registrador, verdadeiro particular em colaboração com ...
Para prestar o concurso, o candidato precisa ser formado em Direito ou ter ao menos dez anos de experiência como escrevente de Cartório, mesmo que não tenha o Ensino Superior completo. Os serviços nesta área (notarial ou em registros públicos) são atividades de natureza pública.
Assim, a concessão de CNPJ é feita para a pessoa do tabelião para que este exerça a atividade pública que lhe foi delegada. Não há CNPJ para pessoa jurídica, mas sim para o notário. O notário e/ou tabelião é investido em cargo público em caráter originário, sem qualquer vinculação com o notário anterior.
1. Lugar onde se registram e guardam cartas ou documentos importantes; arquivo: o cartório de uma empresa.
Significado de Serventia substantivo feminino Utilidade; qualidade do que é útil, do que tem utilidade ou serve para algo. Serviço ou trabalho provisório. Ofício do serventuário, do funcionário público. O que pode ser usado para passar de um lugar para outro.
"ATOS DA SERVENTIA", no caso, significa que os funcionários (o nome mais correto é "serventuários", de serventia) estão dando seguimento ao processo, seja encaminhando ao juiz, seja tomando qualquer providência que seja da competencia deles.
Serventias do foro judicial são os cartórios das varas, distribuidores, contadores, avaliadores e inventariantes judiciais, entre outros. As serventias do foro extrajudicial são os registros civis, tabelionatos, tutelas e curatelas, protestos de títulos, etc.
No Brasil, existem dois tipos de cartório: os judiciais e os extrajudiciais. ... Já os cartórios extrajudiciais são vinculados a um tabelião ou oficial de registro, pessoas que recebem delegação do poder público para registrar atos extrajudiciais e fornecer certidões.
Os titulares de serventias não oficializadas e que se remuneram mediante os emolumentos pagos pelas partes, não são funcionários públicos e sua situação jurídica não é equivalente a destes.
São os seguintes: a) cartórios de notas; b) cartórios de protesto; c) cartórios de registro de imóveis; d) cartórios de registro de títulos e documentos; e) cartórios de registro civil das pessoas jurídicas; f) cartórios de registro civil das pessoas naturais e de interdições e tutelas; e g) oficiais de registro de ...