os efeitos agudos imediatos, são os que ocorrem nos períodos per e pós-imediato do exercício e podem ser exemplificados pelos aumentos de freqüência cardíaca (FC), ventilação pulmonar e sudorese, habitualmente associados ao esforço.
O efeito fisiológico acontece quando há a passagem de corrente elétrica pelo organismo dos seres vivos. Ele atua no sistema nervoso, fazendo com que o corpo tenha contrações musculares, configurando aquilo que conhecemos como choque elétrico.
- Efeitos Fisiológicos Liberação de histamina; Degranulação dos mastócitos; Aumenta a síntese e elasticidade do colágeno; Aumenta a taxa de síntese de proteínas (permeabilidade lisossomal);
a) efeito mecânico: sentido centrípeto, fazendo com que o retorno venoso e linfático melhore. b) efeito reflexo: proporcionando a contração das fibras musculares lisas das paredes dos vasos. A pressão provoca uma dilatação dos vasos de forma imediata. Dependendo da pressão este efeito pode durar mais ou menos.
Resposta. Resposta: É necessário um choque de +100 volts e +20 miliampères para matar ou danificar bastante uma pessoa adulta.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
– Choque hipovolêmico: os habituais sinais e sintomas são taquicardia – sendo este o mais precoce sinal de choque -, alterações nos níveis de consciência (confusão, ansiedade, agitação, rebaixamento), hipotensão arterial, pele fria e sudoreica, aumento no tempo de enchimento capilar (maior do que 2 segundos), pulso ...
Sinais e Sintomas:
Principais sinais e sintomas