Numa equação do 2º grau, o x é a incógnita e representa um valor desconhecido. Já as letras a, b e c são chamadas de coeficientes da equação. Os coeficientes são números reais e o coeficiente a tem que ser diferente de zero, pois do contrário passa a ser uma equação do 1º grau.
Na matemática, existem diversos tipos de equações, como as equações de primeiro grau, segundo grau, terceiro grau, e assim, sucessivamente. Podemos considerar como equação todas as expressões onde temos uma igualdade. Em todos os casos, encontramos a solução isolando a incógnita da equação.
Equação é uma sentença matemática utilizada para representar uma situação-problema em que há um termo desconhecido. O termo desconhecido é chamado de incógnita e, na equação, é representado por uma letra do alfabeto.
Equação é uma expressão algébrica que contém uma igualdade. Ela foi criada para ajudar as pessoas a encontrarem soluções para problemas nos quais um número não é conhecido. Sabendo que a soma de dois números consecutivos é igual a 11, por exemplo, é possível encontrar esses dois números por meio de equações.
A solução ou raiz de uma equação é o conjunto de todos os valores que, quando atribuídos à incógnita, tornam a igualdade verdadeira. Considere a equação com uma incógnita 5x – 9 = 16, verifique que x = 5 é solução ou raiz da equação.
Equações e inequações são relações entre expressões algébricas que envolvem uma igualdade (para as equações) e uma desigualdade (para as inequações). Equações são expressões algébricas que possuem uma igualdade. ... As inequações, por sua vez, são relações semelhantes às equações, contudo, apresentam uma desigualdade.
Conjunto Universo é o conjunto de todos os valores que a variável pode assumir. Indica-se por U. Conjunto Solução é o conjunto dos valores de U que tornam verdadeira a equação. Indica-se por S.
O Conjunto Universo, também conhecido como Conjunto Verdade, é uma representação de todos os elementos possíveis em dado conjunto. Na teoria dos conjuntos e nos fundamentos da matemática, um universo é uma classe que contém (como elementos) todas as entidades que se deseja considerar em uma certa situação.
Universo: possui todos os elementos de acordo com o que estamos trabalhando, pode ser representado pela letra maiúscula U. Condição: O conjunto dos números pares maiores que zero e menores que quinze.
Considere o conjunto A = {0, 1, 2, 3, 4, 5} e a equação x+2=5. Observe que o número 3 do conjunto A é denominado conjunto universo da equação e o conjunto {3} é o conjunto verdade dessa mesma equação. Observe este outro exemplo: Determine os números inteiros que satisfazem a equação x² = 25.
Conjunto Verdade ou Conjunto Solução Indica-se por V ou S. Para a equação 2x + 4 = 0, cujo conjunto universo é U = { -2, 0, 2 }, temos que destes três elementos apenas o elemento -2 torna a equação verdadeira, pois 2 . (-2) + 4 = 0, temos então que o conjunto verdade ou solução é: V = { -2 } ou S = { -2 }.
Para valores de a esquerda de ou a direita de , a expressão será positiva, isto é, o mesmo sinal de , que é positivo. Para valores internos do intervalo e , a expressão será negativa, o sinal contrário de . Assim sendo, a desigualdade da inequação é , o conjunto verdade será formado pelos números entre e , inclusive.
De acordo com o sinal de desigualdade da inequação, o conjunto solução é: S = {x Є R / 2 < x < 4}.
Uma equação logarítmica é aquela que envolve o logaritmo da variável. ... A ideia principal de uma equação logarítmica é sempre ter dois logaritmos na mesma base, em ambos lados da igualdade, ou um único logaritmo em um lado da igualdade: logbx=logby x = log b
Para resolver uma equação logarítmica, é necessário aplicar as propriedades do logaritmo, bem como as estratégias tradicionais de resolução de equações. Uma equação logarítmica apresenta a incógnita na base do logaritmo ou no logaritmando.