A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.
Estrutura e Fisiologia das Unhas As unhas são constituídas por quatro estruturas epiteliais queratinizadas distintas (Figura 1), que são: as pregas ungueais, o leito ungueal, o hiponíquio e a matriz. A lâmina ungueal encontra-se aderida ao leito ungueal e é circundada pelas pregas ungueais proximal, distal e laterais.
Anatomia da unha
Localizadas nas extremidades dos dedos, mais precisamente, no dorso das falanges distais, as unhas são estruturas compostas por queratina, formadas a partir do ectoderma. Sua principal função é o auxílio para pegar objetos finos, pequenos e delicados, como agulhas e alfinetes.
Elas são formadas por células escamosas queratinizadas e estão localizadas nas porções terminais dos dedos, mais precisamente nas falanges distais das mãos e pés. A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora.
A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz, e tem microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina.
A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente. Já na unhas dos pés, esse tempo tende a ser de quatro a cinco vezes maior.
Localizada abaixo da pele na base da unha, a matriz contém nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que produzem células ungueais. As novas células achatam e são empurradas para frente em direção à ponta do dedo, resultando no crescimento das unhas.
A destruição da matriz ungueal implica a perda permanente da unha. O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente.
A unha é uma lâmina córnea que se superpõe à face dorsal das falanges distais. As unhas protegem as sensíveis extremidades digitais, prestam-se à função de arranhar. Não se pode esquecer também sua função cosmética (GONZÁLEZ-SERVA, 1997).
As unhas saudáveis geralmente têm um aspecto branco transparente com a base rosada e, por isso, quando surgirem alterações nas unhas que não tenham sido causadas por lesões, é aconselhado consultar um dermatologista ou um clínico geral para realizar exames, identificar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado ...
As unhas amareladas podem ser resultado do envelhecimento ou do uso de certos produtos nas unhas, porém, também pode ser um sinal de algum problema de saúde, como infecção, deficiência nutricional ou psoríase, por exemplo, que deve ser tratado.
O vinagre atua como um fortalecedor natural e consegue limpar as impurezas e clarear as unhas que ficam amareladas. Mergulhe suas unhas em um copo de vinagre branco puro e deixe agir por uns 20 minutos. Depois, lave bem as mãos com água morna.
Saiba como clarear as unhas amareladas Se o seu caso é mais simples e os fatores externos estão deixando suas unhas amareladas, algumas receitas caseiras podem te ajudar. Uma delas é espremer um limão em um recipiente com água morna. É só deixar as unhas de molho por 10 minutos que o resultado já começa a aparecer.
Clarear unhas amareladas é um desejo comum de muitas pessoas. Um dos motivos que fazem com que a unha adquira esse aspecto pode ser o uso constante de esmaltes, que não deixam a unha respirar. As unhas acabam absorvendo a pigmentação forte do esmalte e ficam com esse aspecto amarelo.
"Evite usar cremes, bronzeadores e até mesmo entrar em contato com cloro quando usar o esmalte branco. Procure sempre lavar bem as mãos e passar um extra brilho por cima para voltar o brilho e realçar a cor", ensina.
Separe uma escova de dentes usada e aplique um pouco de creme dental. Depois, esfregue levemente cada uma das unhas; Passo 5: deixe o produto agir por alguns minutos, lavando os dedos em seguida. Você irá notar que as unhas estão limpinhas e sem nenhum vestígio de esmalte nelas.
É certo que o creme dental acelera o crescimento das unhas, principalmente quando combinado com outras técnicas, o desenvolvimento das unhas deve ser rápido. Como todos os agentes de limpeza, a pasta de dente também é um tipo de agente de clareamento. Eles ajudam na remoção de manchas das superfícies.
Para limpar as unhas amarelas basta misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de água. Depois, deve humedecer um pouco de algodão com o líquido e aplicar por todas as unhas com massagens suaves. Deve esperar 15 minutos antes de lavar as mãos.
Unhas perfeitas: 20 maneiras de mantê-las saudáveis e bonitas