Toda água pronta para o consumo é denominada de água potável, pois não oferece riscos à saúde. Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens.
A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem que haja nenhum prejuízo à saúde. O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superfície recoberta por água. Desse total, cerca de 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que é a utilizada para consumo humano.
É comum que o saneamento básico seja visto como um conjunto de serviços de acesso à água potável e à coleta e ao tratamento dos esgotos. Essa definição é bem mais complexa na prática.
O saneamento básico, como a própria denominação já expõe, é a infraestrutura básica para a garantia de qualidade de vida e de desenvolvimento social e econômico da população. ... É comum associarmos saneamento básico ao abastecimento de água potável e ao esgotamento sanitário.
Resposta. O direito de acesso à água potável e ao saneamento adequado é essencial para a vida humana digna é reconhecido como direito de todas as pessoas. Estes direitos devem ser garantidos de maneira universal e segura, especialmente aos grupos em situação de alta vulnerabilidade social.
O objetivo de número 6 é “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.
Resposta. Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição e aumentando a reciclagem e a reutilização sem riscos em âmbito mundial. Aumentar o uso eficiente dos recursos hídricos em todos os setores e garantir a sustentabilidade da extração e do abastecimento de água doce.
A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil.
O saneamento básico consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.