Jeová-Tsidkenu significa “O SENHOR é a nossa justiça”, esse é título dado ao Messias (Jr 23:6), e também a Jerusalém (Jr 33:16).
Jeová-Nissi que traduzido significa “O SENHOR é minha bandeira” foi o título dado por Moisés ao altar que ele erigiu no monte em que estava em pé com as mãos erguidas, enquanto Israel prevalecia sobre os seus inimigos, os amalequitas (Êx 17:15).
El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.
O que nem todo mundo sabe é que os dois Deuses envolvidos em cada uma das histórias da criação têm até nomes diferentes. ... Ali, o Deus da primeira narrativa da criação se chama “Elohim”. Na segunda história, a que tem Adão e Eva, o nome dele é outro: “Javé”. O texto número um chama Deus de “Elohim” 35 vezes.
A Edição Revista e Corrigida (1948) retém o Nome em sua forma modernizada (Jeová) em lugares tais como Salmo 83:18; Isaías 12:2 dentre outros, e extensivamente, no livro de Isaías, Jeremias e Ezequiel.
Os judeus, depois do cativeiro, tinham tão grande respeito a este nome (YHWH), que muitos, por medo de pronunciar o nome divino, deixou-se que se perde-se a real pronúncia.