Na pintura intitulada “O pescador” de 1925, mostra um vilarejo as margens de um rio, com casas baixas em meio a vegetação e o homem que vive da pesca. ... A vegetação afirma também que a cidade estava se construindo em meio as lembranças do seu estado natural antes da intervenção do homem.
A pintura é composta por uma figura com mãos e pés enormes, com o corpo e a cabeça em tamanho menor. Ao fundo, um sol e um cacto compõem a imagem. Para muitos, o Abaporu é uma releitura da obra "O Pensador", do escultor francês Auguste Rodin.
Academia de Lhote1923–1923
Resposta: Tarsila de Aguiar do Amaral foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte europeia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos. Uso de cores vivas; Influência do cubismo (uso de formas geométricas);
( ) em 1926. Questão 6 – A identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu: ( ) na infância. ( ) na adolescência.