Na tradição o Daime tanto a bebida quanto o símbolo da cruz receberam um novo batismo, renovando as energias do passado. ... uma cruz de dois braços abarca o Trabalho, era o Santo Cruzeiro, contendo em sua essência um mistério oculto.
Cruz patriarcal ou cruz dobrada é uma variante da cruz cristã, o símbolo do cristianismo. ... Por muito tempo acreditou-se ter sido um presente do papa a Santo Estêvão da Hungria como símbolo da fé apostólica do Reino da Hungria.
A ayahuasca é produzida a partir de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó mariri ou jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas do arbusto chacrona ou rainha (Psychotria viridis). O nome quíchua é de origem Inca, o "cipó dos espíritos" ou "vinho dos mortos", e se refere a uma bebida sacramental.
Rituais buscam um mergulho interior Nenhuma seita moderna descobriu a ayahuasca. A primeira descrição do consumo da bebida é de 1855, feita pelo britânico Richard Spruce, mas há evidências arqueológicas de que ela já fazia parte dos hábitos indígenas há 5 000 anos.
Como ela funciona? O chá de ayahuasca contém DMT e inibidores da monoamina oxidase. Ao agirem no sistema nervoso central, essas substâncias causam euforia e visões psicodélicas. É por isso que muitos usuários acreditam que o uso da droga proporciona experiências místicas e transcendentais.
A ação do chá deve-se à presença de alcalóides nas plantas utilizadas na sua preparação: o cipó Banisteriopsis caapi e as folhas do arbusto Psycotria viridis. Os efeitos observados são: alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarréia.
Ayahuasca é um chá, com potencial alucinogênio, feito a partir de uma mistura de ervas amazônicas, que é capaz de provocar alterações da consciência por cerca de 10 horas, sendo, por isso, muito utilizada em vários tipos de rituais religiosos índios para abrir a mente e criar visões místicas.
O ritual religioso, chamado carinhosamente de “cinema de índio”, é regado por uma pequena dose de um chá acre, espesso e terroso, feito da combinação do cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e de um arbusto – a chacrona (Psychotria viridis) ou a videira chagropanga (Diplopterys cabrerana), todas nativas da selva amazônica ...
Estudos anteriores sugerem que a ayahuasca exerce papel terapêutico em casos de depressão e ansiedade (Grob et al., 2004).
NÃO É INDICADO o uso da Ayahuasca (Daime) para pessoas com diagnóstico de transtornos de personalidade, portadores de esquizofrenia, transtorno bipolar, Borderline, TOC, níveis altos de ansiedade (síndrome do pânico) ou históricos de surtos psicóticos. Pensamentos obsessivos e negativos.
Vale deixar claro que uma das características mais interessantes dos nossos achados foi a observação de efeitos antidepressivos rápidos: os pacientes que se submeteram à ayahuasca tiveram melhora significativa um dia após a intervenção quando comparados àqueles que participaram da sessão com uma substância placebo.
Antes de participar de meu primeiro retiro de ayahuasca no México, no ano passado, o organizador do evento enviou uma lista de alimentos e afins que todos deveriam evitar: nada de drogas por três semanas, nada de bebida ou porco por duas semanas nem latícinios, frituras, cafeína ou açúcar por dois dias.
A cerimônia acontece no começo da noite e quem recebe a bebida, uma infusão feita com o cipó Banisteriopsis caapi e folhas, cozidos por hora, tem que estar em jejum desde a manhã. Já vi muitas traduções para significado do termo quechua ayahuasca.
Preparação da sua mente
Outra expressão é entrar na “força”, ou seja após a ingestão da ayahuasca, que varia de 15 a 40 minutos, acontece o fenômeno da expansão da consciência. Nesse momento, todos os chacras ficam alinhados e totalmente abertos. Depois de uma hora e meia da ingestão da primeira dose, será servida a segunda dose.
Passos
A ayahuasca é utilizada tradicionalmente em países como Estados Unidos, Austrália, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil e ainda por pelo menos 72 diferentes tribos indígenas da Amazônia.
Chá do Santo Daime ativa áreas da visão e da memória, aponta estudo | Ciência e Saúde | G1. Cientistas apresentam no interior de SP efeitos da ayahuasca no cérebro. Bebida alucinógena é usada em rituais religiosos em quase 40 países.
O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida na região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma Doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena, a ayahuasca.
Por meio dessa metodologia de trabalho foi possível concluir que a bebida Ayahuasca adquiriu para os seguidores do Santo Daime o significado de ser um veículo de um sacramento eucarístico cristão cujo conceito se explica por meio do conceito de Juramidam, que tanto se refere ao nome espiritual do fundador da religião ...
O culto do Arca — uma nova linha fundada a partir da Barquinha, uma religião amazônica em que os fiéis bebem o santo-daime — propõe a comunhão entre as pessoas em busca de autoconhecimento e paz. Mas muitas não estão ali para cuidar das aflições da alma.
No trabalho, como é chamada a cerimônia do santo-daime, homens ficam de um lado da igreja e mulheres, do outro. Ao centro, observo uma mesa com a Cruz de Caravaca, o Cruzeiro. Os adeptos da religião usam roupa branca, com paletó e gravata, denominada farda. As mulheres trajam saia comprida e uma coroa.
O uso da ayahuasca durante a gravidez e lactação reduziu a ansiedade (OLIVEIRA et. al., 2011). Também são constatados efeitos benéficos relacionados ao medo e à incerteza, à timidez com estranhos, à preocupação antecipatória.
Usada por povos indígenas da Amazônia em rituais de cura espiritual, a ayahuasca foi incorporada a partir dos anos 1930 em cerimônias de seitas religiosas criadas por seringueiros – Santo Daime e União do Vegetal, no Acre, e Barquinha, em Rondônia. Nos anos 1980 passou a ser consumida em outras partes do mundo.
A média de preço de uma sessão de terapia pode variar entre 30 a 150 reais (em uma visão conservadora) em sessões de 60 a 90 minutos. Imaginamos que uma pessoa vá a cada 15 dias e fique 2 anos em tratamento. Ela terá gasto entre 1680 a 7.