A aula da saudade consiste em uma confraternização da turma de formandos com o objetivo de se despedirem uns dos outros. Geralmente, essa aula é feita faltando uma semana para o baile ou colação de grau, e também pode contar com os professores mais queridos pela turma.
Segundo uma perspectiva mais atual e flexível da língua, estes substantivos podem ser usados no singular ou no plural, desde que não haja alteração do sentido principal que transmitem. No caso de saudade ou saudades, é sentir a falta de algo ou de alguém, sentindo uma recordação nostálgica.
SAUDADE é “a lembrança grata de alguma pessoa, de algum momento ou de alguma coisa”, e SAUDADES quer dizer também “cumprimentos a alguém”
Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito.
substantivo masculino plural Uma parte excessiva de; excesso de coisas ou pessoas: muitos de seus funcionários se demitiram. Etimologia (origem da palavra muitos). Plural de muito.
Plural x Singular Os autores tradicionalistas aceitam apenas a forma SAUDADE. A justificativa para o uso da palavra no singular é que o substantivo é abstrato e, portanto, não enumerável. Ninguém conta “duas, três, quatro saudades”.