Para Oliveira e Tamayo (2004) os valores organizacionais são originados dos valores pessoais, pois são introduzidos por pessoas (seja o fundador, os gestores, ou os próprios trabalhadores). Logo os valores organizacionais são uma transferência de princípios e metas do indivíduo para a organização.
O alinhamento de valores com a visão e ação da empresa Em uma cultura organizacional sólida, as ações e resultados dos colaboradores são pertinentes com suas estratégias e objetivos pessoais. Esses objetivos, por sua vez, são alinhados com a cultura e a missão da organização.
A compatibilidade de valores entre o colaborador e a empresa é importante para o alcance dos objetivos da empresa. Na prática, tanto os valores do colaborador quanto os da empresa devem ser compatíveis. Na prática, a Cultura Organizacional é um fator que ajuda na formação desse processo de compatibilidade de valores.
A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa.
A cultura organizacional é um conjunto de normas, valores e missão da organização que ajudam a guiar comportamentos e hábitos de trabalho dos funcionários.
Características de uma cultura organizacional forte
Pressupostos: São considerados o terceiro nível de uma cultura organizacional. Eles são as pressuposições, sentimentos e crenças inconscientes das quais os colaboradores da empresa acreditam. ... Os artefatos, valores compartilhados e pressupostos constituem os principais níveis (elementos) de uma cultura organizacional.
A cultura organizacional Amazon defende que ela nasceu para oferecer a maior quantidade possível de produtos pelo menor preço. Não importa como, é isso que a Amazon faz – mesmo que isso signifique destruir seus próprios produtos.
Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios, normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação ...
Segundo Schein (1989), “cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a ...
Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. ... São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
Os componentes culturais são um conjunto de práticas, formas de expressão social, artístico e político, tradições, costumes e regionalismos que caracterizam uma sociedade e distinguem -lo de outros.
Essa essência é formada por hábitos e valores que são compartilhados por líderes e liderados....Conheça os 7 principais componentes da cultura organizacional
Artefatos são Produtos de Trabalho bem definidos e tangíveis, consumidos, produzidos ou modificados pelas Tarefas. Podem ser compostos de outros Artefatos.
Arte: Pode ser considerada uma representação de idéias, emoções e sentimentos através de pinturas, músicas, teatro, dança, escultura e etc. Artefatos: São objetos derivados da cultura de um povo como jarros, tapetes, estátuas e etc.
Os Artefatos para Gerenciamento de Projetos são os documentos utilizados para dar suporte ao planejamento e acompanhamento de projetos, tais como arquivos de textos, planilhas, cronogramas e registros, para os quais esta Metodologia de Gerenciamento de Projetos irá prover modelos e instruções de uso adequados às ...