Respiração anaeróbia ou anaerobiose é o processo metabólico celular condicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O 2). Muitas bactérias não são tolerantes ao oxigênio, por isso são denominadas anaeróbias obrigatórias (elas somente sobrevivem em ambientes redutores).
→ Aeróbios: dependem do oxigênio para obter energia, pois realizam respiração aeróbia. ... → Anaeróbios facultativos: alguns organismos são classificados como anaeróbios facultativos, pois, na presença de oxigênio, realizam respiração aeróbia e, na ausência desse gás, realizam os processos anaeróbios.
Segundo Metcalf e Eddy (2016), o objetivo inicial do uso dos processos anaeróbios foi a liquefação dos sólidos presentes nos esgotos, para reduzir ou eliminar a necessidade de gerenciamento dos mesmos e tornar o efluente adequado para um tratamento subsequente, ou para a utilização na agricultura.
CORPO RECEPTOR - Qualquer corpo d'água, onde é lançado o esgoto sanitário. ... LAGOA AERADA – Lagoa de tratamento de água residuária, em que a aeração mecânica ou por ar difuso é usada para suprir a maior parte do oxigênio necessário.
As lagoas de maturação, também denominadas lagoas de polimento, objetivam principalmente a desinfecção do efluente das lagoas de estabilização. Apresentam profundidades da ordem de 1,0 m, a qual permite a eficaz ação dos raios ultra-violeta sobre os organismos presentes em toda a coluna d´água.
As lagoas de estabilização são locais para tratamento de efluentes, por processos químicos e biológicos, com o objetivo de reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. São lagoas constituídas de forma simples onde os esgotos entram em uma extremidade e saem na oposta.
O acúmulo de lodo no fundo da lagoa é resultado dos sólidos em suspensão do esgoto bruto, onde se inclui areia mais microrganismos (bactérias e algas) sedimentados. Estabilizada anaeróbiamente a fração orgânica do esgoto é convertida em água e gases, assim sendo, o volume acumulado é inferior ao volume sedimentado.
Etapas do tratamento de esgoto
Lodo ativado é o lodo resultante de um processo de tratamento de esgoto destinado à destruição de poluentes orgânicos biodegradáveis presentes em águas residuárias, efluentes e esgotos. ... É fundamental que a água a ser tratada não possua outros componentes que prejudiquem a vida das bactérias presentes no lodo.
IVL é definido como o volume (medido em mL) ocupado por 1 grama de sólidos suspensos após um período de sedimentação de 30 minutos. O teste IVL tradicionalmente é realizado em decantômetros de 1 L.
No tanque de aeração ocorre a decomposição aeróbia do substrato orgânico solúvel e a formação de flocos biológicos para posterior sedimentação no decantador secundário. ... Parcela dos sólidos sedimentados e não recirculados é removida do processo, o que caracteriza a produção excedente de lodo (lodo secundário).
IVL = (H30 * 106) / (H0 * SS) Onde: IVL: Índice Volumétrico do Lodo (ml/g); H30: Altura da interface após 30 min de sedimentação (m); H0: Altura da interface no instante 0 (m); SS: Concentração de sólidos em suspensão (mg/L); 106: Conversão de mg em g, e de L em ml.
O decantador secundário circular é um material de alto desempenho apropriado para o tratamento de efluentes de indústrias e sanitários, sendo benéfico ao tratamento de água. O equipamento permite a remoção de lodo, o que ativa o trabalho para aeração.
O tratamento primário dos esgotos objetiva principalmente remover sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes. Após o tratamento preliminar, os sólidos em suspensão de maior densidade contidos nos esgotos, sedimentam-se e depositam-se ao fundo do decantador, constituindo o lodo primário.
O tratamento primário constitui-se de processos físico-químicos que buscam remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes e matéria orgânica. Esses processos constituem diversas etapas. Primeiro, são inseridos produtos químicos nos efluentes para neutralização da carga.
Assim que os sólidos se encontram em grandes quantidades no efluente, podendo ser recolhidos sem coagulação, a decantação é dita simples ou primária, aliviando as unidades seguintes com cargas menores, o que resulta na economia referente ao uso dos coagulantes. ...