A partir disso, entendeu-se o conceito de regionalização ou divisão regional como sendo um sistema de classificação elaborado cientificamente para atender a um determinado objetivo em uma pesquisa ou em um estudo detalhado sobre as diferentes partes de uma mesma área, espaço ou território.
Roberto Lobato Corrêa elabora sua proposta de regionalização do espaço brasileiro a partir de aspectos mais gerais, num nível de detalhamento simplificado.
A divisão oficial do Brasil em cinco regiões foi criada, em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em 1942, o IBGE fez sua primeira regionalização, e como critérios estabelecidos utilizaram os elementos naturais ou físicos (clima, relevo, vegetação, solo, hidrografia etc...) Assim, a primeira divisão regional do Brasil ficaram em cinco grandes regiões ou macrorregiões: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste.
Os critérios utilizados para estabelecer a divisão regional do Brasil segundo o IBGE foram os aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. Assim sendo, essa divisão fez com que o Brasil ficasse dividido em : Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
Resposta: Do ponto de vista da dialética, a cidade, por exemplo, é ao mesmo tempo o urbano e é o seu contrário, o rural. A cidade não existe sem o rural e o campo não existe sem o urbano. Embora, haja oposição e diferenças entre a cidade e o campo, ambos só existem a partir de seu contrário.
A semelhança entre cidade e campo se dá na presença de moradores, presença de animais domesticados, alguns pequenos comércios e a produção de alimentos. As diferenças entre esses dois ambientes se dá nos tipos de moradores, animais, comércios e produtoras.
Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.
*Podemos encontrar várias coisas exclusivas no campo rural como iguais também campos , animais , pessoas , fazendas , árvores. *Além também de casas, veículos e etc.
As principais atividades desenvolvidas na zona rural são: atividades agrícolas, atividades pecuárias, extração e exploração vegetal e animal, apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal) e produção de derivados do leite, como os queijos, por exemplo.