O esqueleto humano é formado por uma série de ossos que sustenta nosso corpo e garante a proteção de importantes órgãos. O esqueleto humano é uma estrutura formada por vários ossos e cartilagens, que permitem, entre várias outras funções, a movimentação do nosso corpo.
O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver. Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar.
O sistema locomotor é responsável pela movimentação e deslocamento do nosso corpo. Além disso, ele garante sustentação de partes moles do corpo e proteção de órgãos internos. Nosso esqueleto funciona ainda garantindo a produção das células sanguíneas e servindo de local para armazenamento de sais.
No exame físico do aparelho locomotor acrescenta-se a avalia- ção da amplitude dos movimentos (ADM) e os testes especiais para cada seg- mento osteoarticular. O exame físico do paciente com queixa osteoarticular ou muscular deve incluir o exame físico geral.
ROTEIRO DE EXAME FÍSICO- APARELHO LOCOMOTOR: COLUNA
1º tempo – paciente sentado com os membros superiores estendidos e palmas voltadas para cima; 2º tempo – palpar a artéria radial com o polegar e solicitar ao paciente que feche as mãos com força; 3º tempo – mantendo a artéria radial pressionada, mão fechada, pressionar agora a artéria ulnar; 4º tempo – solicitar ao ...
No entanto, nos casos em que a dor é constante e não passa mesmo com o repouso e aplicação de compressa, pode ser indicativo de situações mais graves, como compressão da medula, hérnia de disco, fratura de uma vértebra ou câncer ósseo, por exemplo, sendo importante consultar o ortopedista para que seja feito o ...
Essa dor pode ser aguda ou crônica. A dor aguda dura, normalmente, de quatro a seis semanas, enquanto a dor crônica pode durar toda uma vida, indicando um problema bem mais grave na coluna vertebral.
Deite de barriga para cima, com as pernas dobradas, cruzando uma perna sobre a outra. Puxe — com as duas mãos — o joelho de cima para o ombro oposto, até sentir alongar a região do glúteo. Conte 30 segundos, descanse um pouco e repita. Faça 3 vezes de cada lado.