O que punço profunda? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Procedimento muito comum e necessário no ambiente de terapia intensiva. Consiste na cateterização intravascular venosa com finalidade de monitorização hemodinâmica, infusão de soluções, medicações, nutrição parenteral prolongada, hemodiálise, e possibilidade de coleta de amostras sanguíneas.
Quais são os locais de punção?
Os locais de punção endovenosa mais comuns são a face anterior e posterior do antebraço. Não use as veias das mãos nos idosos ou em pacientes que deambulam. A inserção endovenosa em veias dos MMII é comum em crianças, porém esses locais devem ser evitados em adultos pelos riscos de tromboembolismo.
Quais os cuidados de enfermagem para o paciente com uma punção profunda?
- Garrotear o local a ser puncionado (Aplicar o garrote 15 a 20cm acima do local da punção venosa), a fim de propiciar a dilatação da veia. - Fazer antissepsia do local com algodão embebido em álcool 70%, em movimentos circulares, do centro para as extremidades. - Manter o algodão seco ao alcance das mãos.
Qual é a veia profunda?
Veias profundas das pernas As veias superficiais femoral e poplítea das coxas e as veias fibulares e tibiais posteriores da panturrilha são as mais frequentemente comprometidas.
Quais os lugares indicados para uma punção venosa?
Antebraço: veia cefálica, cefálica acessória, veia basílica e veia intermediária do antebraço; Dorso da mão: veia basílica, veia cefálica e metacarpiana dorsais. Perna: safena magna e tibial anterior; Pé: rede venosa do dorso do pé.
Qual veia e superficial?
Veias superficiais são veias subcutâneas, com freqüência visíveis, por transparência na pele, mais calibrosas nos membros e no pescoço. São o oposto das veias profundas. Drenam o sangue da circulação cutânea e servem também como via de descarga auxiliar da circulação profunda.
Como identificar a jugular?
As duas cabeças do esternocleidomastóideo e a clavícula formam um triângulo na porção anterior do pescoço. A veia jugular interna deve ser acessada na região do triângulo aproximadamente 2 a 3 cm acima da clavícula.