EQST

O Que Provoca A Doença Da Urina Preta?

O que provoca a doença da urina preta?

A doença. A “doença da urina preta” é causada pela ingestão de uma toxina encontrada em algumas espécies de peixe e crustáceos, como o tambaqui, o badejo, a arabaiana, a lagosta e o camarão. Geralmente a toxina é encontrada em peixes que não foram armazenados de forma correta.

Qual os peixes que causam a doença da urina preta?

Nos relatos registrados ao longo dos anos, pessoas acometidas da doença ingeriram diferentes tipos de peixe, como salmão, pacu-manteiga, pirapitinga, tambaqui, e de diversas famílias como Cambaridae e Parastacidae.

O que significa Síndrome de Haff?

A doença de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante a café.

O que causa a doença de Haff?

As causas da doença de Haff não são totalmente conhecidas, no entanto acredita-se que a doença está relacionado com o consumo de peixes e crustáceos possivelmente contaminados com alguma toxina termoestável, isso porque as pessoas diagnosticadas com essa doença consumiram esses alimentos algumas horas antes do ...

Qual é o peixe Arabaiana?

O olho-de-boi (Seriola lalandi) é uma espécie de peixe teleósteo, perciforme, da família dos carangídeos. Tais peixes chegam a medir até 2 m de comprimento. Também são conhecidos pelos nomes populares de arabaiana, olhete, pitangola, tapiranga, tapirçá e urubaiana, e são muito visados pela pesca esportiva.

Como o Peixe adquire a toxina?

Os cientistas não sabem dizer como o pescado adquire a toxina, mas suspeitam que seu surgimento esteja ligado a mudanças no ecossistema, desde a presença de toxinas de cianobactérias, que chegam ao peixe pela cadeia alimentar, até a existência de metais pesados nos rios e lagos.

O que causa síndrome de Haff?

As causas da doença de Haff não são totalmente conhecidas, no entanto acredita-se que a doença está relacionado com o consumo de peixes e crustáceos possivelmente contaminados com alguma toxina termoestável, isso porque as pessoas diagnosticadas com essa doença consumiram esses alimentos algumas horas antes do ...

O que é a rabdomiólise e como ela pode ser evitada?

A rabdomiólise é uma síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. É um resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina.

Como evitar a rabdomiólise?

Dicas para evitar a Rabdomiólise para atletas: – A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte recomenda que o praticante de atividade física deve estar sempre bem hidratado durante o exercício.

Como evitar síndrome de Haff?

Como se prevenir desta síndrome? “Nesse momento, o que se pode fazer é comer menos peixe, tentar evitar grandes quantidades de pescado para conter a ingestão da toxina, caso ela esteja presente. Se for comer, que seja o mais fresco possível para evitar exatamente os problemas no armazenamento ou no transporte.

Como identificar o peixe Arabaiana?

Possui corpo em forma cilíndrica, cabeça achatada e mandíbulas salientes. Seus olhos são amarelados e de pupila azulada, um tanto salientes. Sua coloração é marrom-esverdeada, escura no dorso a avermelhada nos flancos, sendo a intensidade variável de acordo com o tamanho do individuo e com o tipo de água em que vive.

Pode comer o peixe Arabaiana?

Doença da Urina Preta: especialistas recomendam suspensão de comércio do peixe arabaiana.

Qual a toxina da síndrome de Haff?

A síndrome de Haff provoca dor muscular intensa de início repentino, a qual está associada a elevados níveis da enzima creatinofosfoquinase (CPK).

Onde encontrar o peixe arabaiana?

Em Sergipe, os mais consumidos dos peixes citados são a arabaiana, o badejo e o tambaqui, sendo este de água doce, originário da Amazônia, mas bastante criado em viveiros no Nordeste.

Onde vive o peixe arabaiana?

O Arabaiana (Seriola dumerili) é uma espécie de peixe de importância comercial que se distribui em toda costa da Região Nordeste, onde habita em profundidades de até 200 metros.

O que o peixe Arabaiana pode causar?

Arabaiana e badejo são pescados em alto mar. A doença que acometeu as duas mulheres é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes e crustáceos. A substância gera danos no sistema muscular e em órgãos como rins.