O que produz a rvore seringueira? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A seringueira é uma árvore de onde é extraído o látex, uma seiva leitosa que é produzida na casca da planta.
Quais são os tipos de seringueiras?
Existem na floresta amazônica mais 11 espécies de seringueira, todas do gênero Hevea e muito parecidas com essa. Plantas Semidecidua, Heliófita ou esciófita, característica da floresta tropical amazônica de várzeas inundáveis e menor frequência na floresta de terra firme.
Quantos anos dura uma árvore de seringueira?
200 anos
Como a seringueira vive mais de 200 anos, o látex pode ser extraído ao longo de várias décadas. Nos seringais plantados do Tapajós, o número de árvores sangradas por dia pode ser maior devido a sua maior densidade.
Em qual ecossistema é encontrada a seringueira?
floresta amazônica
Ocorrência: Região amazônica, na margem de rios e lugares inundáveis da mata tropical úmida. Existem na floresta amazônica mais 11 espécies de seringueira, todas do gênero Hevea e muito parecidas com essa.
Como o látex é produzido?
O látex natural é obtido fazendo talhos no tronco da seringueira e recolhendo a seiva. Sua aparência é branca leitosa e pegajosa e precisa ser vulcanizada antes da confecção de produtos com ela. A vulcanização consiste no aquecimento do polímero com enxofre.
O que é retirado da árvore para fazer borracha?
A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, a borracha passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização.
Porque os portugueses batizaram a árvore de seringueira?
O nome "seringueira" vem de "seringa", produto feito a partir do látex da planta pelos portugueses. "Árvore-da-borracha" refere-se a aplicação do látex da planta para a fabricação de borracha.