Este plano de aula de matemática apresenta, de forma introdutória, o conceito de porcentagem. Ao longo do material, são expostas três formas de representação da porcentagem: a percentual, a fracionária e a decimal. Alguns exemplos de cálculos elementares envolvendo porcentagem são trabalhados na última etapa. O material também conta com algumas sugestões de textos e vídeos (em “materiais relacionados”), para que o(a) professor(a) possa buscar um aprofundamento no assunto.
Agora, imagine esta mesma situação, mas com um detalhe a mais: O banco que administra o cartão de crédito de Cláudia cobra 10% de multa no primeiro mês de atraso, mas caso atrase o pagamento no mês seguinte, será cobrado 20%. Como calcular o valor dessa fatura no segundo mês de atraso?
Recapitulando, a porcentagem representa uma razão de um determinado número dividido em 100 partes, podendo, portanto, ser representada como uma fração simples (o número que acompanha o símbolo %, dividido por 100), ou na forma de fração irredutível.
Solução: Lembre-se que é errado somar os 8% do valor da promoção com os 3% obtidos através da pechincha. Tente fazer aí na sua casa este cálculo, para depois comparar com o cálculo correto!
Levando em conta o momento atual, vale a pena mencionar os dados referentes à pandemia de Covid-19, que também trazem diversos números em termos de porcentagem, podendo indicar aumento, diminuição ou estabilidade: no número de pessoas infectadas pelo vírus, no número de pessoas completa ou parcialmente imunizadas com vacinas e, infelizmente, no número de mortos pela pandemia .
Questão 02) Com a chegada da entressafra, período em que não há colheita, o preço do quilograma de cebola sofreu dois aumentos sucessivos de 20% e 30%, passando a custar R$ 5,46. O preço do quilograma de cebola anterior aos acréscimos era de:
Não será um valor aleatório, será sempre uma porcentagem sobre o valor inicial do produto. Essa porcentagem depende de diversos fatores, como custo de produção e inflação naquele ano. A primeira dica para você acertar uma questão destas no Enem é ver agora um resumo rápido sobre Porcentagem.
Porém, em algumas compras, quando as lojas entram em promoção, são aplicados descontos. Se você pagar a vista, é aplicado mais um desconto. A isso damos o nome de descontos sucessivos.
A parte da Matemática que mais confunde os alunos na hora do Enem e vestibulares é também a mais usada no dia a dia. Vamos lá desvendar os mistérios do cálculo da porcentagem?
Ao assistir jornais televisivos da TV aberta, não é raro nos depararmos diariamente com diversas informações a respeito da economia do nosso país (Brasil), sobre a economia de outros países e, até mesmo, sobre a economia mundial. Várias dessas informações são apresentadas com o auxílio de gráficos e tabelas, com muitos números acompanhados pelo símbolo “%”, que significa “por cento”, remetendo ao conceito de porcentagem. De forma semelhante, as propagandas de diversas marcas também trazem números acompanhados por esse mesmo símbolo (%), geralmente indicando descontos sobre o valor total de um determinado produto.
Exemplo: Cláudia esqueceu de pagar sua fatura do cartão de crédito no valor de 850 reais. Quando isso acontece, o banco cobra uma multa, aumentando em 10% o valor da fatura. Qual valor Cláudia vai pagar no final das contas?
Os motoristas que circulam por Salvador são surpreendidos pelo aumento do preço da gasolina em diversos postos de combustíveis […]. O G1 circulou por alguns estabelecimentos da capital e identificou aumentos […].
Parcelar a fatura do cartão de crédito nem sempre é uma boa ideia, já que os juros que resultam dessa ação podem acabar te prejudicando. A cada mês que você passa devendo um valor, os juros vão aumentando, e a isso damos o nome de aumentos sucessivos.
Mas, como determinar esses valores? Qual a forma correta de calcular aumentos ou descontos sucessivos? Acompanhe essa aula e aprenda porcentagem de uma vez por todas. São dicas que vão fazer a diferença na hora da prova!
Para compreender os descontos e aumentos sucessivos, é necessário que você lembre do conceito de aumento e desconto. Para isso, basta relembrar de quando um valor de aumento ou desconto é aplicado sobre uma mercadoria.
Por conveniência, trabalhar-se-á com a representação decimal (0,2). Como se trata de um aumento, soma-se 0,2 como o valor total da bicicleta, que corresponde a 100% (que, na representação decimal, vale 1).