O planejamento estratégico situacional na saúde mostra um panorama das atividades atuais, facilita a tomada de decisão e avalia constantemente os recursos financeiros empregados em prol de melhorias.
Matus desenvolveu uma proposta conceitual e metodológica intitulada Planejamento Estratégico Situacional (PES), que contempla um conjunto de métodos a serem utilizados nos diversos momentos do processo de planejamento, quais sejam, o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional.
Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo.
Como vimos, o planejamento estratégico hospitalar reúne estratégias que buscam não só garantir a permanência da instituição no mercado, mas também auxiliar a gestão na busca contínua de qualidade.
Para elaborar um planejamento estratégico hospitalar é preciso criar um processo corporativo complexo que vise alcançar objetivos futuros. Essa elaboração é essencial para aprimorar o atendimento em saúde. Através de estudos é possível levantar pontos de melhoria que estão impedindo o crescimento da organização.
Como ser um bom gestor hospitalar?
Empresas operadoras de serviços de saúde e cooperativas de saúde; Institutos e centros de pesquisa; Empresas que comercializam insumos médico-hospitalares; Instituições de ensino.
A faixa salarial do Tecnólogo em Gestão Hospitalar fica entre R$ 3.
Esse profissional tem o papel de garantir o planejamento em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, a coordenação do cuidado e das ações no território e a integração da Unidade de Saúde da Família (USF) com outros serviços da rede de atenção no município. Leia mais sobre o credenciamento aqui.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos , o técnico em gerência de saúde tem como atribuições o planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde.
O profissional de gestão em saúde de nível superior pode atuar no planejamento, organização e gerenciamento de instituições de saúde públicas e privadas, tais como: hospitais, clínicas, laboratório, casas de repouso, consultórios.
Gerenciar gastos, organizar processos, supervisionar os demais colaboradores: essas são atividades rotineiras de quem trabalha com Gestão em Saúde Pública. Esses profissionais são os responsáveis por administrar empreendimentos da área de saúde no setor público.
Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio. ... Planejar: serve para projetar o futuro e, com isso, traçar estratégias de ação que sirvam para alcançar os objetivos da empresa; Organizar: distribuir os recursos disponíveis dentro da empresa.
São 13 cursos tecnológicos que fazem parte da área de Gestão e Negócios: