Parestesia das mãos e dos pés é o nome dado à dormência ou formigamento desses membros que possuem um bom número de terminações nervosas que são utilizadas pelo cérebro para comunicação, por isso, qualquer alteração que afete esses nervos pode provocar o formigamento.
A sensação de formigamento nas pernas e nos pés pode acontecer simplesmente por se posicionar mal o corpo ou pode ser sinal de doenças como hérnia de disco, diabetes ou esclerose múltipla, ou ainda acontecer devido a uma fratura num membro ou a uma mordida de um animal.
Neuropatia periférica é uma patologia que atinge os nervos dos pés e das mãos, causando uma sensação frequente de formigamento. O problema é grave e, na maioria das vezes, recorrente de tratamentos oncológicos ou de diabetes. A necessidade do alerta surge devido a pouca informação que ainda encontramos sobre a doença.
Os remédios para o tratamento de neuropatia periférica são:
Os sintomas da polineuropatia periférica variam de acordo com os locais afetados, no entanto, os mais comuns incluem:
Carlos Eduardo Altieri informa que a neuropatia periférica tem mais de 90 causas, sendo as mais comuns: Inflamações nos nervos após lesões ou esforços repetitivos. Toxicidade por mercúrio, agrotóxicos, chumbo, entre outros. Metabólicas (diabetes, alcoolismo, hipotireoidismo).
Para isso, podem ser usados medicamentos anticonvulsivantes, como a Carbamazepina, Gabapentina ou Pregabalina por exemplo, que atuam diminuindo a atividade elétrica dos nervos ou inibindo a passagem da dor por determinadas vias nervosas, analgésicos de ação central como o Tramadol e o Tapentadol, que acalmam a dor e ...
Pregabalina em doses orais entre 300-600 mg foi eficaz no controle da dor em pacientes com neuralgia pós-herpética (NPH), neuropatia diabética dolorosa (NDD), dor neuropática mista (central e periférica) e dor neuropática central.