Os curdos, que reivindicam a criação de um Curdistão unificado, são percebidos como uma ameaça à integridade territorial dos países em que estão estabelecidos.
O principal elemento nas religiões iazdânis é a crença em sete entidades angélicas que protegem o mundo, e por isso estas tradições são chamadas de Culto dos Anjos. A religião original dos curdos é o Iazidismo, religião muito influenciada pelas crenças judaica, zoroastriana, cristã e islâmica.
O povo curdo é um grupo étnico que vive, na maior parte, em uma região montanhosa chamada Curdistão. Essa área fica no sudoeste da Ásia, no ponto de encontro entre a Turquia, o Irã, a Síria e o Iraque. Os curdos também vivem em outros países vizinhos. Eles falam uma língua própria, o curdo.
Remetendo-se à história, mais precisamente à Segunda Guerra Mundial, os Curdos viviam nas regiões correspondentes aos Impérios Persa e Turco-Otomano. Nos dias atuais, com toda a repressão vivida, ocupam as regiões norte/sul de Iraque e Turquia, respectivamente.
O que falta para a constituição de um Estado Curdo? Aparentemente, os curdos estão longe de constituir o seu próprio Estado. Primeiramente, a atuação do grupo PKK, considerado terrorista por muitos países, dificulta o reconhecimento da luta desse povo no contexto internacional.
O povo curdo tem se envolvido em conflitos na busca por uma país próprio, porém tem sido sub-repticiamente reprimido em seus anseios. A partir dos anos 90, por meio do Partido Trabalhista Curdo, os nacionalistas curdos têm implementado ações terroristas como carros-bomba e atentados.
Conflito curdo-turco ou rebeliões curdas na Turquia referem-se às lutas nacionalistas dos curdos na Turquia, com início após a Guerra de Independência Turca e a consequente transição do Império Otomano para o Estado turco moderno. ... Agora, afirma-se que a questão curda não existe mais na Turquia".
O povo curdo (Kurd, em língua curda) é uma etnia de origem iraniana, nativa do oriente médio, que conta atualmente com uma população de cerca de 20 a 36 milhões de pessoas. ... No século VII de nossa era, os curdos convertem-se em sua maioria ao islamismo, e seus primeiros principados se formam no século X.
Em diversas partes do planeta existem nações reivindicando a formação de um território (Estado próprio), pois elas habitam países onde a nação predominante é outra. ... Entre as principais nações nessa situação estão: Curdos: Com mais de 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior nação sem território do mundo.
Resposta. Resposta: Remetendo-se à história, mais precisamente à Segunda Guerra Mundial, os Curdos viviam nas regiões correspondentes aos Impérios Persa e Turco-Otomano. Nos dias atuais, com toda a repressão vivida, ocupam as regiões norte/sul de Iraque e Turquia, respectivamente.
Os curdos reivindicam a criação de um Estado próprio (entre o norte do Iraque, oeste da Turquia e noroeste do Irã), denominado Curdistão. Não pare agora...
Resposta. Porque os Curdos não tem um território denominado seu país. Esse povo está distribuído nos territórios da Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque, Síria e Turquia. Eles reivindicam a criação de um país próprio, chamado Curdistão, mas ninguém cede um território para ser denominado esse país.
Resposta. Resposta: Há uma hostilidade enraizada entre o Estado turco e os curdos do país, que representam de 15% a 20% da população da Turquia, em torno de 80 milhões de habitantes. Os curdos receberam tratamento duro nas mãos das autoridades turcas ao longo de diversas gerações.
Os curdos estão na linha de frente de vários conflitos e disputas territoriais geopolíticas no Oriente Médio. No Iraque, por exemplo, eles vêm formando a principal linha de resistência que impede a expansão do grupo terrorista Estado Islâmico, que pretende constituir um Estado regido pela sharia (lei islâmica).
Com mais de 26 milhões de pessoas, os curdos formam a maior nação do mundo sem Estado. Esse povo está distribuído nos territórios da Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque, Síria e Turquia. Nesse sentido, esse grupo étnico reivindica a criação de um país próprio, denominado Curdistão.
A revolta curda na Síria ou conflito no Curdistão sírio é um conflito armado que está ocorrendo atualmente na Síria por parte da população curda desse país contra o governo de Bashar al-Assad e contra grupos jihadistas que atuam no seu território, no contexto da Guerra Civil Síria.
São um grupo etnico de uma região frequentemente chamada como Curdistão, que inclui partes do Irã, Síria, Iraque, Turquia, Armênia e Geórgia. Eles reivindicam a criação de um Estado nacional desde o fim do Império Otomano.
Resposta. Primeiro: Iraque, Síria, Irã e Turquia não estão dispostos a disponibilizar parte de seus territórios aos curdos. ... Portanto, é inviável pois ao se criar a pátria curda, eclodiriam diversas revoltas de movimentos separatistas.
Parti Karkerani Kurdistan, ou Partiya Karkerên Kurdistan), vulgarmente conhecido como PKK, também conhecido como KGK e anteriormente conhecido como KADEK ou Kongra-Gel, é uma organização Curda antifascista que desde 1984 vem se engajando em uma luta armada contra o estado turco, por um Curdistão autônomo e mais ...
Os curdos estão na linha de frente de vários conflitos e disputas territoriais geopolíticas no Oriente Médio. No Iraque, por exemplo, eles vêm formando a principal linha de resistência que impede a expansão do grupo terrorista Estado Islâmico, que pretende constituir um Estado regido pela sharia (lei islâmica).
Conflito curdo-turco ou rebeliões curdas na Turquia referem-se às lutas nacionalistas dos curdos na Turquia, com início após a Guerra de Independência Turca e a consequente transição do Império Otomano para o Estado turco moderno.
Curdos = A maior nação do mundo que não possui território próprio. São aproximadamente de 30 à 35 milhões de curdos espalhadas pelo planeta. A maioria vive no Oriente Médio: Turquia, Irã, Iraque e Síria. Eles querem formar sua própria nação, seu próprio país, dentro do Oriente Médio.