EQST

O Que O Trauma Torcico?

O que é o trauma torácico?

Trauma torácico é qualquer lesão física que ocorre no peito (incluindo costelas, coração e pulmões) podendo levar à morte. Ele é responsável por 25% de todas as lesões traumáticas.

Quais são os tipos de trauma Toracico?

As lesões torácicas com risco iminente de vida são: obstrução de via aérea, Pneumotórax hipertensivo, Pneumotórax aberto, Tórax instável, hemotórax maciço e Tamponamento cardíaco.

Como deve ser os primeiros socorros em um trauma na região do tórax?

Efectuar uma compressão manual na zona, mas contínua, de modo a impossibilitar os movimentos dessincronizados em relação a parede torácica. Caso não seja possível manter a compressão manual, por exemplo, por necessidade de atender outras vítimas, deve-se colocar na zona afectada um peso de aproximadamente 4 a 5 kg.

O que acontece com vítima de ferimento perfurante torácico?

As lesões da parede torácica produzidas por arma branca e projéteis de baixa velocidade raramente causam perda de substância, mas podem determinar sangramento contínuo e volumoso, exigindo toracotomia de urgência para ligadura de vasos intercostais e/ou artéria e veia mamária interna.

Quais são os tipos de pneumotórax?

O pneumotórax pode ser classificado em pneumotórax espontâneo (primário e secundário) e adquirido (traumático). O espontâneo é a forma mais comum, quando tem etiologia primária é causado pela ruptura das bolhas apicais da superfície pulmonar, já o secundário ocorre em pacientes com pneumopatias subjacentes.

Quais os protocolos utilizados em situações que ocorrem ferimentos no tórax?

O tratamento inicial do pneumotórax aberto consiste no fechamento imediato da lesão através de um curativo quadrangular estéril de tamanho suficiente para encobrir todo o ferimento e fixado em três lados.

O que vai acontecer com o pulmão lesionado por ferimento perfurante?

Isso pode acontecer se uma costela fraturada perfurar o tecido pulmonar. Respiração comprometida e tosse com sangue podem ser sérios sinais de uma lesão significativa no trauma. Quando um pulmão entra em colapso, a condição conhecida como pneumotórax pode se tornar uma ameaça à vida se não for tratada rapidamente.

Como tratar lesão muscular no peitoral?

O tratamento das lesões do músculo peitoral pode ser cirúrgico ou conservador. As lesões parciais na inserção tendínea, bem como aquelas no ventre muscular são de tratamento não cirúrgico. As lesões completas de toda inserção tendínea ou de toda porção esternal são de tratamento cirúrgico.

O que acontece com uma vítima de ferimento perfurante torácico?

Um “pneumotórax aberto” ocorre quando há uma abertura na parede torácica, que pode ser resultado de um trauma penetrante como um ferimento por arma de fogo ou uma facada. Essa abertura permite que o ar entre no corpo, passando pela abertura na parede torácica, diretamente no espaço pleural.

O que acontece com uma vítima de ferimento perfurante Toracico?

As lesões torácicas, podem levar risco de óbito eminente para as vítimas, como: Pneumotórax hipertensivo, hemotórax maciço e tórax instável.

O que acontece quando se perfura o pulmão?

Conforme o ar vaza, ele se acumula na cavidade entre o pulmão e a parede torácica, causando o colapso do pulmão. Conhecida como pneumotórax, essa condição geralmente afeta homens jovens muito altos ou pacientes mais velhos com doença pulmonar subjacente grave.

Qual o melhor remédio para distensão muscular?

Remédios para distensão muscular Os remédios indicados são os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, sob orientação médica. Passar a pomada de Arnica ou Cataflan no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo uma boa opção para complementar o tratamento.