Resposta. Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado nacional – compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se autodeterminar.
O sentimento nacionalista é o sentimento de pertença que uma pessoa sente pelo seu país, seja por sua cultura, seu povo ou mesmo raça, valorizando os mesmos em demasia. ... Na literatura, o sentimento nacionalista foi presente na Terceira Geração do Romantismo, onde houve uma exaltação dos ideais nacionalistas.
O liberalismo é um movimento político em favor da liberdade de cada pessoa(dos indivíduos). ... O nacionalismo também é um movimento político, porém é a favor da liberdade e autonomia(independência) dos povos, ou seja, a favor do direito de criarem seus próprios Estados.
Dessa forma, os liberais apoiavam a busca de empréstimos e a entrada de empresas multinacionais. ... Em contrapartida, os nacionalistas tinham algumas divergências com os liberais. De acordo com seus princípios, a abertura ao capital estrangeiro traria conseqüências penosas ao país.