Tem uma complexa estrutura de nuvens em camadas, e acredita-se que a água forma as nuvens mais baixas, e o metano as mais exteriores. Em contraste, seu interior é formado principalmente por gelo e rochas. Como os outros planetas gigantes, Urano tem um sistema de anéis, uma magnetosfera e vários satélites naturais.
Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior do Sistema Solar e foi o primeiro a ser encontrado por meio de um telescópio, pelo astrônomo William Herschel em 1781. Demora 84 anos terrestres para completar uma rotação ao sol. Urano é o nome do deus grego do céu.
50.
Urano é o sétimo planeta a partir o Sol – ele fica a uma distância de 2.quilômetros do astro. Por isso, o planeta é bem mais frio do que a Terra. A temperatura média é de 195 graus Celsius negativos.
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, e é grande o suficiente para comportar 760 Terras dentro dele. Ele conta com uma massa equivalente a 95 vezes a massa do nosso planeta e é apenas menos massivo do que Júpiter, o maior dos nossos “vizinhos”.
Para que você consiga fazer os anéis de Saturno para uma maquete do sistema solar, poderá utilizar materiais recicláveis. Você poderá, por exemplo, utilizar jornal fazendo um tipo de canudo e unir as bordas para que consiga circundar a esfera que representa o planeta em questão.
Anéis seriam rochosos No caso de Saturno, os anéis são compostos principalmente por gelo, que permanecem em estado sólido porque o planeta está muito longe do Sol, em uma região literalmente congelante. A temperatura por lá é baixa o suficiente para que o material dos anéis se mantenha estável.
Saturno é formado predominantemente por hidrogênio, hélio em menores proporções e uma quantidade muito pequena de metano. O seu núcleo, em contrapartida, é denso e solidificado, envolto por hidrogênio líquido metálico e hidrogênio líquido. Mesmo com essa composição, a densidade de Saturno é menor do que a da água.
Uma das características mais notáveis de Saturno é seu complexo e proeminente sistema de anéis, formados por gelo de água. Além dos anéis, mais de oitenta satélites naturais ao seu redor, dos quais destaca-se Titã, envolto em uma espessa atmosfera de metano.
4,503 × 10^9 anos
1610
Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. O primeiro está localizado em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter denominada de Cinturão de Asteroides.
Guardam mais semelhança com os anéis de Júpiter que com os mais complexos de Saturno ou Urano. O sistema consta de cinco anéis que recebem o nome dos astrônomos mais relevantes na pesquisa de Netuno. Do mais interior ao mais exterior são: Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams.
Galileu Galilei
Reduzido às proporções de um DVD, seria o mesmo que um disco com menos que 1 mícron de espessura, ou seja, menos que 1/1.
A humanidade desconhecia a existência de planetas em outros sistemas estelares até 1992, quando os astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail descobriram dois orbitando uma pulsar 2.
Muitas civilizações antigas interpretavam os astros como divindades e observaram o céu e estrelas. Com a identificação de padrões para predizer as estações do ano, bem como as melhores épocas para o plantio e colheita, o estudo dos astros possibilitou grandes avanços para a humanidade.
Os fenícios, por exemplo, estudavam o céu para que pudessem se deslocar e desenvolver suas navegações. ... Um ano depois, na Itália, Galileu Galilei desenvolveu uma série de aparelhos semelhantes aos do holandês, com o intuito de investigar o céu. Seu instrumento óptico ficou conhecido como luneta.
Astronomia é a mais antiga das ciências, surgiu a partir da observação dos astros. ... Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.
Astronomia
A ciência foi definida por Aristóteles como um “conhecimento demonstrativo”, um saber que pode ser demonstrado através de testes e ensaios. Derivada do latim scientia, a palavra significa conhecimento. ... A ciência está presente a cada passo da evolução do ser humano.
A astronomia nos permite responder a grandes questões: onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. E o saciar da curiosidade inerente à espécie humana de entender o Universo produz também conhecimento básico para a descoberta de tecnologias e serviços essenciais em nosso dia a dia.