EQST

O Que O PAEE?

O que é o PAEE?

18 - O Professor de Atendimento Educacional Especializado- PAEE e o Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão– PAAI serão os responsáveis pelo AEE, e por sua oferta,de maneira articulada com os educadores da U.E, observadas asfunções que lhe são próprias.

Quem são os alunos PAEE?

No Brasil, e no âmbito das escolas, tem-se tomado a perspectiva da inclusão como sinônimo da presença do Público Alvo da Educação Especial1. Ao longo do texto Público Alvo da educação Especial será nomeado pela sigla PAEE. na escola de todos.

O que é modalidade educação especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Quem são os profissionais do AEE?

Os profissionais que atuam na Educação Especial, dentro da escola regular são: o professor de AEE, o professor regente, o professor auxiliar, o mediador escolar e o profissional de apoio. ...

Qual a importância da inclusão de alunos PAEE no ensino regular?

A equipe escolar tem uma fundamental importância na formação da identidade inclusiva do aluno PAEE, ela se torna responsável pela aprendizagem do aluno, de forma prática, flexível, e clara, enquanto professor os objetivos e elencar o desenvolvimento e a estabilidade do aluno em sala de aula, em certos contextos como ...

Quais são os 4 eixos principais do AEE?

4 objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
  • Identificar as necessidades do aluno. ...
  • Contribuir com o desenvolvimento da educação inclusiva. ...
  • Oferecer suporte ao professor da classe comum.
7 de mar. de 2019

Qual o público da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

O que é Educação Especial e Inclusão?

A Educação Especial Inclusiva é um método pedagógico que mescla características do ensino regular com o do especial. Assim, ela promove a integração entre crianças com diferentes necessidades. ... Em resumo, a Educação Especial Inclusiva é um híbrido de diferentes métodos de ensino.

Que tipo de formação deve ter o profissional que atua na educação especial?

Há dois caminhos para quem deseja seguir na área da Educação Especial. A forma mais rápida de ingressar nessa área é cursando a licenciatura em Educação Especial. A segunda possibilidade é cursar Pedagogia e depois fazer uma pós-graduação em Educação Especial.

Quais os profissionais que atuam na educação especial contribuindo para a inclusão escolar?

Entre eles, estão:
  • monitores, para auxiliar os professores na sala de aula;
  • acompanhantes para autistas, que devem ser pessoas especializadas;
  • tradutores e intérpretes de Libras; e.
  • guias intérpretes, que medeiem a comunicação alternativa para alunos surdocegos.

Quais são as características atitudes e estratégias que a escola regular deve adotar para a inclusão de alunos Público-alvo da educação especial PAEE )?

Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

Como deve ser a sala do AEE?

O AEE pode ser realizado em uma sala de recursos multifuncionais (SRM), mas não apenas nessa sala. O professor do AEE trabalha em parceria com o educador de sala de aula comum, quando esse profissional achar necessário e complementar ao trabalho realizado com os demais alunos.

O que é educação especial e inclusiva PDF?

Educação inclusiva é o processo que ocorre em escolas de qualquer nível preparadas para propiciar um ensino de qualidade a todos os alunos independentemente de seus atributos pessoais, inteligências, estilos de aprendizagem e necessidades comuns ou especiais.