A teoria filosófica, à qual me refiro, é a de Platão sobre o Mundo Sensível e o Mundo das Ideias. ... Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.
Talvez, a principal divergência tenha sido a de que Platão era um idealista e Aristóteles, um realista, definições que podem ser contestadas. “Platão seria tido como um idealista e Aristóteles, um realista. ... Já o pensamento de Aristóteles parte da experiência sensível, do tangível./span>
Aristóteles rejeitou esse princípio devido ao seu conhecimento empírico e apresentou uma visão baseada na razão sobre a teoria das ideias. Defendia que todos podem adquirir conhecimento proveniente do mundo físico, captando-o pelo mundo tangível e aplicá-lo no dia-a-dia. Assim, antagonizou a teoria de Platão./span>
Aristóteles discordava de Platão, afirmando que é possível alcançar verdades no mundo material, dado que este é uma extensão do mundo inteligível, e não outra coisa. Os mundos de Platão, portanto, eram um mundo só, segundo seu aluno Aristóteles./span>
1-O ponto central da crítica de Aristótes a Platão consiste na rejeição do dualismo. 2-inicialmente a respeito às dificuldades de explicar a relação entre o mundo inteligível ou das idéias e o mundo sensível ou material referentes ao início do diálogo de Parmêndes de Platão./span>
Aristóteles concorda com isso, mas dirige uma crítica a Platão: para garantir a certeza e validade do conhecimento não é necessário postular uma teoria que duplique o real, isto é, que crie duas dimensões na realidade: o sensível e o inteligível, como fez Platão. ...
Para Platão a ética está relacionada com a Filosofia política sendo essa o terreno próprio para a vida moral. Assim ele busca um estado ideal utópico, uma pessoa que conheça a essência geral do bem sabe que só pode ser feliz se agir demonstrando a adoção de condutas tidas como adequadas./span>
Resposta. Platão Moral Segundo a psicologia platônica, a natureza do homem é racional, e, por conseqüência, na razão realiza o homem a sua humanidade: a ação racional realiza o sumo bem, que é, ao mesmo tempo, felicidade e virtude./span>
A moral individual tem uma tradução quase exata na teoria da constituição civil ou politéia, tal como a expõe no diálogo A República e depois, de forma atenuada, de mais fácil realização, na obra Leis. É, pois, a justiça que rege e determina a vida do corpo político, que é a cidade. ...