EQST

Quais So Os Danos Causados Pela Eroso Hdrica?

Quais são os danos causados pela erosão hídrica?

Localmente, a erosão ocasiona perda da camada superior e fértil, redução da qualidade do solo: física, química e biológica, perda de água, redução da produtividade e aumento de custos de produção. Fora do local, implica em assoreamento, contaminação de rios e aumento das enxurradas e enchentes.

O que é erosão hídrica e eólica?

A erosão é o arrastamento de partículas constituintes do solo, pela ação da água em movimento, resultantes da precipitação pluviométrica, ou pela ação dos ventos e das ondas (RIO GRANDE DO SUL, 1985). ... Os dois agentes principais da erosão são as chuvas (erosão hídrica) e o vento (erosão eólica).

O que é erosão eólica Brainly?

Resposta. A erosão eólica é um dos tipos de degradação do meio ambiente existentes. Ela se dá pela ação dos ventos e pode provocar transformações que impactam o meio ambiente, como a retirada de finos fragmentos superficiais do solo, transportando-os para outros locais e assim modificando dois ou mais ambientes.

O que é erosão pluvial e fluvial?

A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nos planaltos, dentre outros relevos e removem porções do solo das margens dos rios, provocando um deslizamento de terra. Por isso o rio pode mudar de forma muito parecida com a erosão pluvial, que é causada pela chuva.

O que é intemperismo físico?

Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais.

O que provoca o intemperismo físico?

Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas.

O que é intemperismo químico e físico?

Tipos de intemperismo. O intemperismo pode ser classificado quanto ao modo que causa alterações nas rochas onde atua. É dividido em intemperismo físico, quando ocorre uma desagregação, intemperismo químico, quando ocorre decomposição, ou ainda intemperismo biológico, quando o agente intempérico é um ser vivo.

Quais são os tipos de intemperismo químico?

Os principais processos químicos que ocorrem nesse tipo de intemperismo são: a hidrólise, a hidratação, a oxidação, a redução, a carbonatação e a dissolução.

O que é intemperismo biológico Brainly?

Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.

O que é intemperismo e identifique seus principais tipos?

Intemperismo compreende aos processos físicos que levam a decomposição de rochas. O intemperismo pode se dividir em três vertentes, sendo elas: Intemperismo Físico , Intemperismo Químico ,Intemperismo Biológico. O intemperismo independente de sua natureza resultam da sua exposição aos agentes externos.

Quais são os tipos de erosão?

Tipos de erosão

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão costeira.
  • Erosão química.
  • Erosão glacial.
  • Fluxo de detritos.
  • Erosão eólica.
  • Movimento de massa.

O que é intemperismo em geologia?

O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

O que é um solo Intemperizado?

Os solos tropicais altamente intemperizados apresentam teor significativo de colóides com carga elétrica variável. Entretanto, são poucas as referências em relação à quantificação destas cargas, principalmente em solos ácricos, que representam o extremo na escala de intemperismo.