O diagnóstico da Espondilite é essencialmente clínico, não havendo exames diagnósticos ou preditivos. O exame HLA-B27 é usado para auxiliar a definição do quadro.
Não. A espondilite anquilosante não prejudica a fertilidade. A sulfasalazina pode prejudicar a maturação dos espermatozóides e assim prejudicar a fertilidade dos homens. No entanto, isso geralmente se estabelece depois de parar o medicamento (após uma média de 2 meses e meio).
Resultado do exame HLA-B27 Logo, sua presença não significa, necessariamente, uma doença, mas sim um risco maior para o desenvolvimento de condições autoimunes (que é quando o nosso corpo não reconhece células próprias e saudáveis e as ataca, na tentativa de se proteger).
Sintomas de espondilite anquilosante
O kit XGEN MASTER HLA-B27 é um teste in vitro qualitativo que permite a determinação, por meio de PCR em Tempo Real, da presença do alelo HLA-B*27, associado à espondilite anquilosante. O HLA-B*27 é um antígeno de superfície de classe I codificado pelo locus B do complexo principal de histocompatibilidade (MHC).
Espondilite anquilosante (CID 10 M45) é uma doença inflamatória crônica, que ainda não tem cura e que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadril, joelhos e ombros. A inflamação também pode atingir outras partes do corpo, como os olhos.
TÓPICOS IMPORTANTES. As espondiloartropatias são artropatias inflamatórias caracterizadas sobretudo pelo acometimento articular do esqueleto axial (coluna e sacroilíacas), além de oligoartrite periférica assimétrica predominantemente de MMII.
As Espondiloartropatias Soronegativas (Espondiloartrites) correspondem a um grupo de doenças que apresentam as seguintes manifestações clínicas em comum: artrite, com preferência ao acometimento das articulações sacroilíacas e da coluna vertebral; pesquisa negativa para o fator reumatóide (FR: exame de sangue);
Espondiloartrose é a chamada osteoartrose da coluna, é uma doença degenerativa causada por desgaste da articulação entre as vértebras, causando diminuição do espaço entre elas e formação de osteófitos (popularmente conhecidos como “bico de papagaio”). O tratamento consiste em analgésicos comuns e fisioterapia motora.
Quais as principais doenças reumáticas