O condrossarcoma é um câncer que se desenvolve a partir das células que formam a cartilagem. Ele é o segundo tipo mais comum de tumor ósseo primário.
O condrossarcoma é um tumor cartilaginoso maligno, relativamente raro, que ocorre mais frequentemente nas cartilagens das extremidades ósseas.
O tumor de células gigantes (TCG) é um tumor ósseo benigno com características agressivas. São mais prevalentes na terceira e quarta décadas de vida e localizam-se preferencialmente na região epifisária dos ossos longos.
Para Geschikter e Copeland (1949)(6) e Willis (1949)(7), o tumor giganto-celular seria uma neoplasia de osteoclastos em meio de estroma mesenquimal, dada a semelhança entre o gigantócito e o osteoclasto normal. Jaffe et al (1940)(8) descreveram sua origem como sendo derivada das células do estroma.
O tumor de células gigantes (TCG) é uma neoplasia benigna na maioria dos casos e constitui cerca de 5% dos tumores ósseos primários. Sua localização habitual é na epífise e metáfise dos ossos longos. Em um grande número de casos se estende próximo ao córtex articular, sendo raro nos ossos da mão.
O tumor de células fusiformes não tem um diagnóstico específico ou é um tipo específico de câncer. O tumor pode ser um sarcoma ou sarcomatóide, o que significa outro tipo de tumor que se parece com um sarcoma sob o microscópio.
O sarcoma pleomórfico indiferenciado (SPI) de alto grau é também conhecido como histiocitoma fibroso maligno (HFM). É reconhecido como um dos sarcomas de partes moles mais comuns e surge no fim da idade adulta,1 representa 20%-30% de todos os sarcomas de partes moles.
Como suspeitar que um mioma é um sarcoma:
A única maneira de impedir alguns sarcomas de partes moles é evitar, sempre que possível, a exposição a fatores de risco. Entretanto, a maioria dos sarcomas de partes moles se desenvolve em pessoas sem qualquer fator de risco conhecido.