Na Bíblia, mordomia diz respeito a todo serviço que o crente realiza para Deus e o seu comportamento diante do Pai e dos homens. É a administração dos bens espirituais e materiais, tanto no aspecto individual quanto no coletivo do ser humano.
Benefícios legais: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, ou ainda, por convenção coletiva entre sindicatos, tais como: 13° salário, férias, aposentadoria, horas extras etc.
O Benefício Assistencial (ou Benefício de Prestação Continuada – BPC) é a prestação paga pela previdência social que visa garantir um salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família. ... Muitas pessoas chamam esse benefício de LOAS.
Os benefícios oferecidos pelas empresas são vantagens concedidas aos funcionários como uma forma de complemento ao salário. Essa remuneração extra fornecida pela empresa pode ser paga de diversas formas e é uma espécie de remuneração dada de forma indireta de caráter econômico e social.
Quais são os tipos de benefícios concedidos?
Pela CLT, são obrigatórios apenas o FGTS, Vale Transporte, Férias e Décimo terceiro salário. ... salário. Assim, assistência médica, programa de alimentação ao trabalhador, bolsa de estudos e auxílio creche, entre outros, são benefícios opcionais, cabendo a empresa decidir se oferecerá, ou não, aos seus funcionários.
Quais são os benefícios trabalhistas garantidos pela CLT e como calculá-los?
Direitos trabalhistas previstos na CLT
Todo trabalhador em regime CLT que receba até dois salários-mínimos mensais tem direito ao saque do abono salarial, mais conhecido como PIS/Pasep. ... Para receber o benefício, o trabalhador precisa ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano anterior. O pagamento é feito de forma proporcional ao período trabalhado.
O que são benefícios trabalhistas? Os benefícios trabalhistas são vantagens que as empresas podem oferecer aos colaboradores, como uma maneira de complementar o salário de cada um. No Brasil, a CLT estabelece uma lista de benefícios que são obrigatórios e todas as organizações devem oferecer.
O termo qualidade de vida no trabalho é relacionado a ações adotadas pela empresa para aumentar ou melhorar a satisfação do colaborador. Seja com sua função, com os colegas ou com o ambiente de trabalho em geral. Essas ações visam gerar o bem-estar dos funcionários, resultando positivamente no trabalho da empresa.
Entre outros benefícios, os programas de qualidade de vida no trabalho garantem:
1. Programas de saúde e bem-estar. A empresa pode promover ações com foco no melhora da qualidade de vida, que procuram aumentar o bem-estar entre os profissionais. Esses programas trazem inúmeras vantagens, desde o aumento da produtividade, à diminuição do estresse e maior retenção dos funcionários.
Segundo os autores, esses estados críticos determinam a satisfação e motivação dos indivíduos, influenciando na realização pessoal e profissional. Westley (1979) analisa a QVT a partir de quatro indicadores fundamentais, a saber: o econômico, o político, o sociológico e psicológico.
Pesquisas apontam que funcionários felizes produzem muito mais, o que resulta em maior crescimento para as empresas. ... Isso porque esses fatores afetam diretamente na produtividade do funcionário e no ambiente de trabalho fazendo com que, além de ter um clima muito mais leve e feliz, a empresa lucre muito mais!
As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, pois são elas que gerenciam e comandam a empresa; são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa. ...
Pressão excessiva, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, falta de reconhecimento e liderança fraca são os aspectos mais determinantes para os funcionários estarem insatisfeitos com a sua qualidade de vida no trabalho.
O sedentarismo é uma das maiores causas de aumento da mortalidade em todo o mundo. Não se exercitar regularmente reduz sua qualidade de vida, já que pessoas sedentárias possuem maiores riscos de desenvolver doenças como a hipertensão, a obesidade e a diabetes.
Veja o que mais causa perda de qualidade de vida no trabalho Pressão excessiva, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, falta de reconhecimento e liderança fraca são os aspectos mais determinantes para os funcionários estarem insatisfeitos com a sua qualidade de vida no trabalho.