É o número de total de casos (casos novos e antigos) de uma doença, ou problema de saúde, oriundos de uma população sob o risco de adoecer, ao longo de um determinado período de tempo. duração. doença. Ex: monilíase, gripes.
A epidemiologia indica, através de estudos, os aspectos da doença e até mesmo do desastre como sua frequência, sua distribuição geográfica e a população que mais corre risco. Os dados produzidos pela epidemiologia podem ser de doenças conhecidas ou não.
É a capacidade que um teste tem de detectar os não doentes dentre os sadios, ou seja, capacidade de diagnosticar corretamente os indivíduos sadios.
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.
O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica .
Neste sentido, é papel da Epidemiologia identificar fatores de risco, evidenciar a distribuição das doenças que acometem as populações, e subsidiar a adoção de medidas eficazes no combate aos problemas de saúde.
A inserção efetiva do uso da epidemiologia no planejamento das ações em saúde é um assunto importante por sugerir uma tomada de decisão mais acertada no campo da saúde, podendo refletir na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.
Na legislação brasileira vigente, vigilância em saúde (VS) é definida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de políticas públicas para a proteção da saúde da população, a ...
Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
Dentre os principais usos da epidemiologia elencam-se: o diagnóstico da situação de saúde, investigação etiológica, determinação de risco, aprimoramento na descrição do quadro clínico, determinação de prognósticos, identificação de síndromes e classificação de doenças, planejamento e organização de serviços, ...
Epidemiologia é uma disciplina básica da Saúde Pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, aspecto que a diferencia da clínica, que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.
A Epidemiologia Clínica reúne conceitos da clínica e da epidemiologia clássica, e tem por objetivo auxiliar o profissional de saúde na solução de questões associadas ao risco, diagnóstico, terapêutica e prognóstico do câncer que se apresentam na prática clínica.
Tipos de estudos epidemiológicos
Métodos de seleção dos elementos na amostra probabilística. Testes diagnósticos: indicadores de validade, determinantes do valor preditivo, relação entre sensibilidade e especificidade, interpretação dos testes diagnósticos. associação, analise bivariada, analise estratificada e modelagem.
A ocorrência de surtos pode ser identificada de várias maneiras. Entre elas destacam-se: Notificação por profissionais de saúde que percebem em sua rotina uma elevação do número de casos de determi- nada doença ou de sua gravidade. Informação procedente da comunidade e notificada às autoridades.
ETAPAS INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Eis alguns exemplos de perguntas utilizadas numa abordagem epide- miológica: O câncer da D. Hermelinda e a doença pulmonar obstrutiva crô- nica de Seu Benedito são casos isolados ou freqüentes? Quais são os fatores que determinam essas doenças?
A investigação de um surto envolve cerca de 05 etapas/passos ou condições necessárias para se chegar a bons resultados: Passo 1: Planejamento para o trabalho de campo; Passo 2: Definição de caso e investigação de campo; Passo 3: Processamento dos dados da investigação; Passo 4: Implementação das medidas controle e ...
b) epidemia lenta: a velocidade com que a incidência máxima é atingida é lenta. (Ex.: doenças de longo período de incubação, hanseníase).
Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.
Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.
Significa que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.
Resposta. Olá! Epidemia refere-se ao aumento no número de casos de uma doença em determinada região e período. Pandemia compreende um número de casos de doença acima do esperado, afetando vários países e continentes.
A diferença é a quantidade de comunidades e regiões que a doença atinge: Endemia: se manifesta em uma região restrita; Epidemia: doença transmissível que ocorre em determinada região, mas se espalha para outras; Pandemia: é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se manifestar até em continentes diferentes.