Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
Reuniões de matriciamento: reuniões periódicas, no mínimo realizadas mensalmente, entre cada um dos profissionais do NASF com cada equipe de SF vinculada, com o objetivo de discutir casos e temas, pactuar ações, avaliar seus resultados e repactuar novas estratégias para a produção do cuidado3.
O sistema de referência e contra-referência constitui-se na articulação entre as unidades acima mencionadas, sendo que por referência compreende-se o trânsito do nível menor para o de maior complexidade. Inversamente, a contra-referência compreende o trânsito do nível de maior para o de menor complexidade (WITT, 1992).
A autora explica que no caso de referência e contra referência podemos dizer que: referência seria o encaminhamento do usuário para atendimento em níveis de especialização mais complexos (especialidades, hospitais) e a contra referência seria o encaminhamento para o menor grau de complexidade, quando a necessidade de ...
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarreferência. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-referência.
O Guia de Referência Metodológica apresenta, com detalhes, os aspectos envolvidos para a composição das informações publicadas, incluindo a definição dos verbetes, a modelagem dos indicadores, as especificações para a construção dos painéis, as estratégias de coleta e tratamento e as regras de consistência aplicadas ...
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Através deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.
Classificação dos indicadores de saúde • Negativo: – morbidade; – mortalidade. Positivo: – qualidade de vida; – fator de proteção.
O indicador de processo do cuidado foca na natureza e na quantidade de cuidados de enfermagem providos durante o tempo de permanência no hospital. Exemplo: Incidência de Flebite, Incidência de Úlcera por Pressão. Também denominados de Indicadores Clínicos ou Assistenciais.
Além disso, Walton elencou 8 fatores essenciais para determinar a qualidade de vida no trabalho: