Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. ... Trata-se de um clima no qual cada um perceba que tem responsabilidades por suas ações e sentimentos.
A gestão escolar participativa ainda traz benefícios para a sociedade, pois, por causa de sua estrutura democrática, ajuda a convergir objetivos comuns à escola e à comunidade. Também ajuda a dar voz às pessoas que antes eram ignoradas e, com isso, fortalece a cidadania.
Dessa forma, a gestão participativa cria um elo entre os colaboradores e a empresa, pois, à medida que passam a conhecer a missão, a visão e os valores, passam a contribuir de forma mais pró-ativa para que os objetivos sejam alcançados.
A gestão participativa nas empresas ocorre quando todos os colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, têm a liberdade e o interesse de se manifestar, agir e dar ideias criativas para que a empresa atinja seus objetivos, por meio de um processo coletivo.
A gestão escolar participativa é um exercício de cidadania que possibilita ao coletivo escolar (pais, alunos, funcionários, professores) participar nos processos decisórios que acontecem no interior da escola.
A educação participativa é capaz de envolver os alunos, fazer com que eles se sintam importantes no processo educacional, dando a eles voz e liberdade de expressão. ... Ao dar a eles espaço para se expressarem, os professores estão realizando uma educação participativa e ajudando na educação da emoção desses alunos.
Os 7 pilares da gestão educacional
O objetivo principal da gestão pedagógica é promover uma melhoria constante na qualidade do ensino e da formação dos alunos da sua escola. ... Além disso, o investimento na formação continuada aumenta a motivação dos professores na sala de aula e a sua satisfação com o ambiente educacional da sua escola.
Ele deve administrar a documentação institucional, os materiais pedagógicos e a estrutura física, o que inclui a manutenção de equipamentos, a organização de objetos e espaços do patrimônio escolar. Além disso, é ele quem estabelece as regras e funções de cada funcionário dentro da instituição.
É o gestor ou a gestora escolar quem preza pela qualidade do ensino. Ele conduz a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e facilita a elaboração do currículo escolar.
“A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.”
Em síntese, cabe ao gestor: escolar focar a ação da gestão na aprendizagem dos alunos; avaliar as ações da escola; coordenar a construção, acompanhar a execução e avaliação do PPP; monitorar e avaliar continuamente a qualidade do processo pedagógico; priorizar o coletivo.
O gestor competente deve desenvolver instrumentos que qualifiquem os processos e procedimentos da gestão escolar, identificar e compreender a função social de sua escola na comunidade em que está inserida, propor e coordenar a participação na elaboração do projeto pedagógico, envolver-se no processo a avaliação ...
Comunique as ideias da instituição Ao informar o andamento de cada fase, verificar o andamento das tarefas e pedir opiniões sobre os processos, os gestores conseguem identificar o que está tendo bom desempenho, bem como identificar pontos de atenção realizar mudanças quando necessário.
Como melhorar a qualidade na educação?
Os estudantes priorizam boa estrutura física, projetos envolventes; pais procuram um ensino qualificado que prepare o educando à carreira acadêmica e profissional; professores objetivam condições cotidianas pedagógicas e operacionais que proporcionem um processo de aprendizagem satisfatório para todos os envolvidos.
45 sugestões para melhorar a educação no Brasil
7 dicas para melhorar o ambiente escolar
Personalizar o ensino, estimular o protagonismo dos alunos e melhorar a conectividade são algumas das sugestões para inovar na educação no ano que vem
Por que a qualidade da educação no Brasil é tão ruim? ... Atualmente, o Brasil investe cerca de 6% do PIB no setor. Ao analisar o cenário, outro diagnóstico salta aos olhos: a falta de investimento em outras áreas, como o próprio saneamento básico, também afeta a o ensino no Brasil.
Veja algumas atitudes simples e práticas para começar a cuidar da saúde hoje mesmo: