PLANEJAMENTO PARA PRIMEIRA SEMANA DE AULA 2019 Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição; Conversar sobre os combinados, o que pode e não pode fazer, reforçar as palavras mágicas por favor, obrigada, licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite.
Podemos esperar por muitas mudanças, dúvidas e a certeza que a educação não será a mesma após a pandemia. ... O cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades e solidificar a tecnologia aliada a criatividade, como uma propulsora para que a educação chegasse aos estudantes.
O docente deve ter consciência de sua atuação na pandemia, seja em questão de limites físicos, como limites de privacidade, de forma que deve expor os alunos ao ensino e conhecimento, e deixá-los compreender as temáticas, estando disponível para possíveis dúvidas.
Diante dos dados, constatamos que os problemas apresentados com a adoção do trabalho remoto nas escolas revelam a possibilidade de uma verdadeira tragédia para a educação nas diferentes realidades do país, tais como: conversão rápida e improvisada às plataformas de educação a distância, falta de estrutura para o ...
A centralidade do professor Mesmo com os avanços tecnológicos e de inteligência artificial que observamos nos últimos anos, a pandemia reforçou o papel docente na aprendizagem e, consequentemente, na sociedade. “A tecnologia não substitui o contato pessoal e a interação entre os estudantes, nem os professores.
O professor, depois da covid-19, assim como qualquer um de nós (inclusive os estudantes), será um profissional mais preocupado com o outro, que valoriza as relações interpessoais. A principal transformação que a crise nos trará está ligada ao envolvimento, engajamento e determinação para fazer e ser diferente.
Irredutibilidade Salarial O professor deve receber o mesmo salário, independentemente das aulas serem simultâneas ou não, das ferramentas virtuais e do compartilhamento do conteúdo de forma simultânea para várias classes conforme item 13 da Norma Técnica - GT COVID-19 n° 11/2020.
Alinhe com o time de Recursos Humanos eventos internos para que toda a equipe de profissionais da escola possa interagir entre si de maneira mais informal. Compartilhar experiências, desafios, anseios e frustrações é um jeito eficiente de motivar professores desmotivados.
O fator mais motivante, identificado em pesquisas, é a participação e a aprendizagem do aluno, que depende da ação docente. Um motiva o outro. O professor, com seu planejamento, interesse, dedicação e amor, é capaz de mudar a vida de um estudante.
Nesse sentido, observa-se que os coordenadores podem sugerir aos professores atitudes diferenciadas, como a teatralização de textos, investimentos em projetos de leitura, promoção da visita às bibliotecas, de forma que os alunos se sintam atraídos e não obrigados à esta atividade tão importante para o desenvolvimento ...
O perfil do professor motivador deve ser o de um profissional que gosta do que faz, que sente prazer e paixão no trabalho que executa, que se emociona com a troca de experiências, que gosta de gente, que ouve, que respeita, que estimula, que elogia, que ensina, que aprende com a demanda e que busca a cada aula métodos ...
Os fatores intrínsecos da atividade docente são, so- bretudo, os que mais influenciam na escolha desta profissão, como por exemplo, o gostar de ensinar e de contribuir com o desenvolvimento dos alunos (Jesus, 1996). Para isso, é fundamental o exercício da reflexão autocrítica e a consciên- cia das próprias atitudes.
É relevante o papel do professor como mediador desse caminho, devendo ele observar e criar situações para trabalhar e desenvolver as habilidades e competências dentro da sala de aula, propiciando a motivação entre os alunos.
Motivação na educação baseada na autoeficácia Essa é entendida como uma expectativa ou julgamento pessoal sobre a própria capacidade para realizar uma tarefa. Ou seja, a crença acerca de si mesmo, se a pessoa é competente ou não para fazer aquilo. É importante não confundir os conceitos de autoeficácia e autoconceito.
Resumo. A motivação é provavelmente o fator mais importante, a fim de melhorar a aprendizagem. ... É relevante o papel do professor como mediador desse caminho, devendo ele observar e criar situações para trabalhar e desenvolver as habilidades e competências dentro da sala de aula, propiciando a motivação entre os alunos.
A motivação desempenha três funções no processo de aprendizagem: Função Seletiva: a atenção da pessoa centra-se no campo específico do interesse dominante; ... Função Direcional: a pessoa orienta os seus atos em direção à meta que pretende atingir.
Um dos maiores benefícios da motivação no trabalho é o aumento da autoestima e da confiança dos colaboradores, que se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Motivados, eles passam a se ver de forma positiva e também a se comportar de forma mais proativa.